VPD Nova York
O que fazer

O que fazer em Nova York: lista de atrações e dicas para o roteiro

Em qualquer cidade que a gente vá visitar, já quer logo saber quais são as principais atrações para conhecer, mas quando você começa a planejar a viagem pra Nova York tem TANTA coisa pra fazer que a lista do que te interessa não pára de crescer. Resultado: a gente fica até atordoado sem saber por onde começar.

Não tem jeito, Nova York é a cidade mais diversa do mundo e longe de mim te falar exatamente o que você deve fazer nos seus dias por lá (você tem que fazer o que você quiser!), mas um bom jeito de começar a definir suas escolhas, é conhecendo as atrações mais clássicas da cidade e como elas podem se encaixar no seu roteiro de viagem.

Dá pra ficar perdido com todas as opções de atrações em Nova York!
Dá pra ficar perdido com todas as opções de atrações em Nova York!

Sim, porque eu fiquei pensando e acho que só listar aqui as principais atrações talvez te deixasse mais perdido do que antes. Então hoje, além de listar e explicar um pouco sobre elas, vou tentar explicar um pouco do tempo que você deve levar em cada uma das mais famosas atrações de Nova York e com quais outras atividades você pode combinar a visita no mesmo dia, para otimizar a sua programação da viagem.

Futuramente quero muito escrever um post sobre cada uma dessas atrações também; e conforme for fazendo isso, vou incluindo os links aqui também. Como não consigo fazer isso da noite pro dia, achei que este “postão” juntando tudo seria um ótimo jeito de já trazer bastante dica e informações de uma vez só pra quem não tem tempo ou vontade de esperar os outros posts. Espero que ajude! 🙂

O que fazer em Nova York: principais atrações de NYC

Central Park 

Não tem como começar por qualquer outra atração sem ser ele! Apenas o parque público mais famoso do mundo, cenário de diversos filmes, um dos locais que todo mundo mais sonha em conhecer e sem dúvida a atração de NYC que eu mais amo. Pra mim é um daqueles lugares que a realidade consegue superar o sonho. Ele é incrível sim, e em cada época do ano fica incrível de um jeito diferente. 

O Central Park é uma das atrações mais incríveis, eu amo!
O Central Park é incrível, eu amo!

Quanto tempo leva pra conhecer

Depende do seu interesse em explorar o parque, mas recomendo separar algumas horas (2 ou 3 horas normalmente) da sua programação, pelo menos na primeira visita. Depois, considere cerca de 1h- 1h30 adicional para cada nova parte do parque que você decidir explorar.

Por outro lado, também não recomendo só entrar no parque, tirar uma foto e já sair. Tem muito mais pra ver e conhecer!

Como encaixar no roteiro

Para saber como encaixar na sua programação, você vai ter que primeiro decidir o quanto do parque você quer conhecer. O mais importante agora é você saber que o parque é bem grande: vai desde a rua 59 até a 110. Isso significa que tem muita coisa pra ver e conhecer o parque inteiro exige tempo e pique.

Você não precisa explorar cada cantinho do Central Park durante a sua viagem para ter a experiência desse local. A grande maioria das pessoas não faz isso mesmo, já que tomaria pelo menos um dia da viagem! Como eu já falei, acho que umas 2 ou 3 horas é um bom tempo para aproveitar o Central Park com calma.

Ele muda completamente de acordo com as estações do ano
Ele muda completamente de acordo com as estações do ano

Eu acho que passar o dia inteiro no parque é meio cansativo e até te faz perder um pouco da sensibilidade pro impacto que é ter esse refúgio no meio do caos de Manhattan. Por isso, mesmo para quem quer conhecer boa parte e curtir com calma o clima do Central Park, minha sugestão é dividir sua visita em dois dias, combinando com outras atrações nas redondezas. Uma boa idéia é dividir junto com os museus que ficam lá perto.

Entrando pelo lado Oeste (no Upper West Side) você pode combinar com a visita ao Museu de História Natural e várias pequenas atrações por ali, como o Dakota (prédio em que John Lennon morava e foi assassinado bem em frente), que fica bem em frente a parte do parque onde você vai encontrar o Strawberry Fields; o Lincoln Center e Columbus Circle.

Entrando pelo lado leste, você pode ir ao Metropolitan Museum depois e curtir as lojas e restaurantes do Upper East Side. Esta região traz outros museus legais também, mas eu não recomendo você visitar dois museus no mesmo dia. Acho que cansa demais e pesa a programação. 

Esse é uma das atrações em Nova York que muita gente faz questão de visitar!
Esse é um dos pontos em Nova York que muita gente faz questão de visitar!

Se tiver planos de ir ao Harlem, dá pra curtir a parte norte do parque nesse dia também.

Além disso, na hora de definir sua programação sempre vale ver as programações sazonais do parque (como patinação no gelo, um parque infantil, apresentações teatrais, shows com celebridades, entre outras) para saber se você vai querer curtir ou evitar alguma delas. 

Museu de História Natural

Um dos museus mais clássicos da cidade, que consegue ser educativo, muito interessante e divertido ao mesmo tempo – e com isso consegue agradar adultos e crianças. Mesmo muita gente que não curte o estilo mais tradicional de museu pode gostar desse aqui! É um dos lugares de NYC que a minha filha mais ama visitar e ela tem só 4 anos (e ama desde menos de 2 anos!). 

O museu de História Natural aborda a história e evolução da humanidade e da natureza através das suas coleções que vão desde fósseis de dinossauro até itens de culturas antigas, passando por exposições sobre todos os grupos de animais imagináveis até a clássica baleia azul no teto de uma das salas e um planetário incrível. 

O Museu de História Natural é uma das atrações bem legais também para as crianças
O Museu de História Natural é bem legal também para as crianças

O museu de História Natural é um dos pontos mais famosos da cidade e também já foi eternizado em filmes e seriados (seja como local de trabalho do Ross de Friends ou no filme “Uma Noite no Museu”, entre tantos outros).

Quanto tempo leva pra conhecer

Eu gosto de separar “meio período” para visitar qualquer museu. Ou seja, ou a manhã toda, ou a tarde toda. De manhã o museu é menos cheio se você tiver disposto a chegar bem cedinho, mas até aí, todas as atrações praticamente são, então guarde esse período pra atração que você gostar mais. 

Como encaixar na programação

Esse museu é muito grande e dificilmente você vai conhece-lo inteirinho num dia, ou numa viagem. Aliás, a idéia nem é essa mesmo! Seria muito cansativo tentar gabaritar um museu, então nem tente fazer isso.

O ideal é você dar uma pesquisadinha nele pra entender as diferentes salas e o que você encontra em cada uma delas, para escolher quais serão o foco do seu tempo ali dentro. Prometo o post só dele logo, tá? Mas o mapa do museu já ajuda bastante também. 😉 

Como eu falei antes, acho que combina muito bem você juntar a visita ao museu com um passeio no Central Park. Além disso, algumas coisas no próprio Upper West Side que você pode visitar também nesse dia:

  • Dakota Building
  • Lincoln Center
  • Columbus Circle

Isso tudo com direito a muitas comidinhas gostosas, desde uma passadinha no Shake Shack atrás do museu, ou uma parada para um cookie da Levain (vencedor do nosso top 10 doces), um sorvete da Van Leween ou o pudim de banana da Magnolia (os dois também parte do top doces, ou um dos muitos restaurantes deliciosos da região.

Tem um Shake Shack pertinho do museu!
Tem um Shake Shack pertinho do museu!

Dica: sempre que for visitar um museu, tente ter uma programação que permita mais flexibilidade depois dele. Assim, se você estiver gostando e decidir prolongar seu tempo no museu, consegue ter margem para ajustar bem seu roteiro do resto do dia.

Metropolitan Museum

Um dos principais acervos de arte do mundo, o Metropolitan Museum é tido como o Louvre de Nova York e traz algumas das mais importantes obras de arte do mundo – e nem pára por aí. Eles tem umas áreas super interessantes, (eu amo a parte do Egito) e algumas exposições temporárias também costumam ser incríveis! 

Quanto tempo leva pra conhecer

Mais uma vez, não é um museu que você vai conseguir visitar todo em um dia todo e nem é essa a idéia mesmo. Entenda as diferentes áreas do museu antes de visitar e escolha quais te interessam mais para não ficar perdido ali dentro. Assim como o Museu de História Natural, eu gosto de separar metade do dia para visitar o Met.

Dê uma pesquisada nas diferentes áreas do museu pra entender o que você quer conhecer!
Dê uma pesquisada nas diferentes áreas do museu pra entender o que você quer conhecer!

Eu tenho uma preferência em visitá-lo durante a tarde, porque não fico “presa” por outros passeios depois, já que gosto de ter margem pra prolongar a minha visita caso esteja achando tudo muito interessante. Museu é o tipo de programação que toma tempo e fazer com hora marcada é meio chato, né? Por isso gosto da tarde, mas independente da sua preferência, separe pelo menos de 3 a 4 horas para visitar o Met.

Como encaixar na programação

Já começo dizendo que você pode ficar tentado a combinar a visitar do Metropolitan Museum com outro museu, como o Guggenheim que fica logo ali do lado, mas eu pessoalmente não recomendo você fazer isso. Acho que visitar dois museus no mesmo dia é muito cansativo e você acaba aproveitando menos de cada um deles.

A parte do Egito no Metropolitan é muito legal e uma das atrações mais interessantes!
A parte do Egito no Metropolitan é muito legal!

Em vez disso, dá para curtir o Metropolitan com um passeio no Central Park que fica logo ali na frente, e também com um passeio pelas lojas do Upper East Side, parando talvez em um dos muitos restaurantes gostosos que você encontra por lá. 

Quinta Avenida e arredores

Uma das ruas mais famosas do mundo para as compras, a quinta avenida traz diversas lojas famosas, quase como um shopping a céu aberto. É bem mais visitada por turistas interessados em sair cheio de sacolas, mas entre diversas lojas (para diferentes gostos e bolsos), você também vai encontrar alguns outros pontos turísticos interessantes que merecem a visita ao longo do passeio.

Quanto tempo leva pra conhecer

Pode demorar de uma hora a um dia inteiro dependendo do seu interesse por cada ponto que você vai passar e principalmente sua disposição para entrar nas lojas. O mais provável é que tome pelo menos umas 3-4 horas do seu dia no mínimo.

Como encaixar na programação

Com outras programações próximas, com certeza! Acontece que essa região concentra TANTAS atrações importante que é bem provável você vai dedicar mais de um dia inteiro à elas, especialmente se quiser ter tempo para fazer compras. Algumas das atrações que ficam por ali:

  • St Patrick’s Cathedral
  • Bryant Park
  • Biblioteca Pública
  • Rockefeller Center e Top of the Rock
  • MoMa
  • Empire State Building

Dessa lista (e tantas outras possibilidades próximas), dê preferência às atrações com menos hora marcada para o dia que quiser curtir as lojas. Assim o passeio fica menos bagunçado ou corrido e te permite ir passando em cada ponto turístico no seu ritmo.

A região da quinta avenida tem várias atrações que você deve querer visitar
A região da quinta avenida tem várias atrações que você deve querer visitar

Se você já tiver feito tudo que estiver programado para esse dia e achar que sobrou tempo, dá pra dar uma paradinha no Central Park de novo ou visitar mais alguma das tantas atrações que ficam ali na região. 

Times Square

Também fica ali no meio da bagunça de Midtown (bom e velho centro da cidade), mas merece uma visita especial e dedicada durante a noite. Não precisa nem ficar muito tempo ali, mas ter o impacto de ver a Times Square a noite com todos aqueles telões brigando por sua atenção é o tipo de poluição visual que de tão estranha, fica bem bonita! É uma experiência clássica de Nova York e que considero imperdível pra todo mundo!

A Times Square é uma das atrações clássicas, né?
A Times Square é uma visita clássica, né?

Quanto tempo leva pra conhecer

Como o resto da Times Square é cheio de ciladas pra turista, curta o clima dos telões, tire as suas fotos e não precisa passar mais muito tempo lá não, a não ser que você tenha outros planos na região, como quem sabe um musical da Broadway – que pra mim, é sempre uma boa idéia. 🙂

Como encaixar na programação

Caso você pretenda ir a um musical da Broadway, visite na mesma noite do musical já que os teatros são todos ali perto. Se não for o caso, inclua na programação um dia que já esteja passando o fim da tarde em Midtown e espere para ver as luzes ainda mais destacadas quando anoitecer. 

Musicais da Broadway

Outra atração clássica de Nova York que dispensa apresentações e que muita gente sonha em experimentar. Os musicais da Broadway são apresentações incríveis, com diferentes temas, estilos, mas sempre muito talento! Pode ser uma programação que pesa no bolso, mas há formas de economizar bastante, em especial pra quem não faz questão de ver uma peça específica.

Quanto tempo leva pra conhecer

Depende da duração da peça. O importante é se programar pra chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência da peça começar, então leve isso em conta na hora de decidir seu itinerário do dia.

Como encaixar na programação

Você até pode emendar o teatro direto depois de um passeio pela região, em especial se você estiver se hospedando fora de Manhattan, mas eu acho que é sempre mais cansativo juntar com outras atrações muito próximas.

Pra mim, assistir um musical da Broadway é sempre uma boa ideia
Pra mim, assistir um musical da Broadway é sempre uma boa ideia

Quando vou à uma peça de teatro, acho que o ideal é ter a programação da tarde mais “frouxa”, com folga para você ir pro hotel descansar um pouco, se trocar, de repente forrar o estômago antes da peça (já que acabam tarde) e chegar com antecedência para o espetáculo. 

Memorial e Museu 9/11 + One World Observatory

Estou colocando tudo isso junto por se tratar do mesmo tema, mas na verdade são 3 atrações distintas e nem todo mundo vai querer visitar todas elas. Acho que a mais imperdível pra todo mundo é o Memorial 9/11 um tributo às vítimas, localizado onde antes ficavam as torres gêmeas que foram atingidas pelos aviões no ataque terrorista de 11 de setembro.

O memorial é lindo e traz fontes de água que você não consegue ver o fim, representando as lágrimas por todas as vidas perdidas nessa tragédia que foi tão marcante para Nova York e pra todo mundo que já era nascido naquela época. 

Ele é aberto e gratuito e pode ser visitado a qualquer momento, sem hora marcada nem nada. 

O Memorial do 11 de setembro é uma das atrações abertas e gratuitas
O Memorial do 11 de setembro é aberto e gratuito

Já o museu, é uma experiência muito intensa emocionalmente que vale a pena para quem quer saber mais sobre os diferentes aspectos do ataque. O observatório One World fica na Freedom Tower e traz uma vista bem diferente dos demais observatórios, e muito bonita também. A gente já tem um post contando mais, então se você quiser saber a respeito, é só clicar aqui

Quanto tempo leva pra conhecer

O memorial pode ser visto em cerca de 30 minutos. Se você quiser combiná-lo com uma visita ao museu, separe umas 2 horas adicionais pelo menos. Se quiser ir ao observatório também, adicione aí mais 1 hora. 

Como encaixar na programação

A região do memorial é um prato cheio para qualquer turista, porque concentra uma grande quantidade de atrações muito interessantes. É uma área cheia de história, que vale muito a pena ser explorada. Você não vai conseguir fazer todas a região em um único dia, mas pode escolher algumas das muitas alternativas para juntar com as atrações que você escolher visitar, dentre estas 3 que eu falei aqui. Algumas das opções para visitar junto ali perto:

  • Brookfield Place, um shopping que fica ali pertinho. 
  • Distrito financeiro
  • Battery Park
  • Soho, Chinatown e Little Italy
  • Lower East Side
  • Brooklyn e Brooklyn Bridge
A vista desse observatório é bem diferente das outras atrações pela cidade
A vista desse observatório é bem diferente dos outros pela cidade

Estátua da Liberdade

Possivelmente o principal ícone da cidade hoje em dia. A estátua da liberdade foi um presente dos franceses aos Estados Unidos e pode ser vista de diferentes formas e com certeza ainda vou escrever um post só sobre isso, mas pra resumir: 

  • Você pode avistá-la de longe em diferentes pontos da cidade, como por exemplo quando estiver no Brooklyn, junto com o skyline da cidade. 
  • A melhor opção para vê-la sem gastar nada, é pegar a Staten Island Ferry, um transporte gratuito que passa relativamente perto da estátua e te dá uma boa vista dela. 
  • Você pode fazer um cruzeiro pelo rio Hudson e passar ali perto. Também dá pra fazer outras atividades aquáticas como um jet ski ou kayak para os mais animados que viajarem nos meses quentes.
  • Se você quiser ir até a estátua mesmo, precisa comprar seus ingressos com a Statue Cruises (e em outra oportunidade explico melhor os diferentes tipos de ingresso disponíveis) para pegar o barco até lá.
Há varios jeitos de ver a Estátua da Liberdade
Há varios jeitos de ver a Estátua da Liberdade

Quanto tempo leva pra conhecer

Expliquei as diferentes formas que você tem de ver e conhecer a Estátua da Liberdade porque a sua escolha de COMO você pretende conhecê-la vai afetar diretamente o tempo (e até o custo) dessa programação. Avalie o tempo de viagem que você tem disponível e quão importante é pra você ir até a estátua mesmo para tomar uma decisão consciente. 

A grande maioria das pessoas gosta da alternativa de vê-la pela Staten Island Ferry ou pegar um cruzeiro alternativo quando o orçamento permite. Talvez por isso este seja o item desse post mais difícil de eu te indicar quanto tempo vai levar para conhecer (depende da sua escolha), mas de qualquer forma, leve em conta que se você decidir entrar num barco, sempre vai levar um tempinho. Se você optar pela Staten Island Ferry, o trajeto de ida e volta deve demorar cerca de 1h-1h30 (talvez até mais se você fizer no final de semana, quando a frequência da Ferry é menor). Se você optar por ir na estátua mesmo com o Statue Cruises, dá pra considerar essa a programação de meio dia. Se você for visitar a Ellis Island (incluída no passeio da estátua e bem interessante também), aí já pode durar ainda mais.

Dá pra ver a estátua de longe ou mais de pertinho. Essa é uma das atrações ícones de Nova York!
Dá pra ver a estátua de longe ou mais de pertinho

Como encaixar na programação

Mais uma vez, como encaixar na programação vai depender de quanto tempo você vai ter disponível nesse dia – o que vai ser uma consequência da sua escolha de como vai conhecer a Estátua da Liberdade.

De qualquer forma, de acordo com o tempo que você tiver disponível, pode optar por juntar a programação com algumas das muitas opções interessantes em Lower Manhattan, como o Memorial 9/11 e todos os outros locais que já falei aí em cima, na parte do Memorial.

Brooklyn Bridge

Mais um dos pontos mais fotografados da cidade, essa ponte feita de cabos de aço que liga Manhattan ao Brooklyn foi um projeto super inovador na época da sua construção e até hoje é muito importante para a cidade. Ela rende um passeio super gostoso a pé ou de bicicleta, principalmente nos dias quentes. 

Você pode atravessar nos dias mais frios também, mas eu acho que já vira uma programação meio sofrida (eu atravessei uma vez só no frio e realmente não foi meu melhor momento com a ponte 😛 ). De qualquer jeito, faça calor ou frio, a vista é linda, especialmente do skyline de Manhattan. 

Dá pra cruzar a ponte no inverno, mas se prepare pra passar bastaaaante frio!
Dá pra cruzar a ponte no inverno, mas se prepare pra passar bastaaaante frio!

O passeio é gratuito e mega clássico, mas vale avisar que é também um dos passeios turísticos mais populares da cidade, então saiba que provavelmente vai ter bastante gente atravessando a ponte com você.

Quanto tempo leva pra conhecer

Em geral demora uns 30-40 minutos, mas como provavelmente você vai querer tirar fotos e apreciar a vista, separe pelo menos uma hora pra esse passeio. Se você quiser cruzar nos dois sentidos, claro, vai ser o dobro do tempo.

Como encaixar na programação

Acho que depende do sentido que você escolhe cruzar e do horário que você decidiu fazer essa programação, mas não faltam atrações próximas pra você unir num mesmo dia no seu roteiro de viagem. Algumas opções:

  • Você pode cruzar a ponte e curtir o dia no Brooklyn. É claro que tô falando aqui de um jeito bem superficial, já que o Brooklyn é gigante e tem TANTA coisa pra fazer ali que renderia uma viagem inteira. Apesar disso, o que a gente vê normalmente é que quem decide explorar o Brooklyn, separa um dia da viagem para essa atividade, e nada mais natural do que cruzar a ponte nesse dia. 
  • Se sua viagem for mais curta ou se você não tiver interesse em passar tanto tempo no Brooklyn, pode cruzar e curtir um pouco a região de DUMBO e Brooklyn Heights logo no fim da ponte, apreciar a vista linda de Manhattan, de repente comer em um dos restaurantes deliciosos por ali, visitar o Brooklyn Bridge Park e voltar pra Manhattan. 
  • Do lado de Manhattan, você pode unir a travessia da ponte com qualquer uma (ou diversas) das atrações de Lower Manhattan que eu já citei quando falei do memorial 9/11.
  • Pra te ajudar no seu roteiro, 3 diquinhas rápidas: 
    • eu gosto de atravessar a ponte indo do Brooklyn pra Manhattan, porque assim vou curtindo o skyline da cidade sem ter que ficar virando a cabeça toda hora. 
    • Se você quiser visitar a ponte em um horário menos lotado (facilitando pra fotos) vá bem cedinho. Apesar disso, ela é linda a qualquer hora do dia, especialmente no pôr do sol.
    • Você não precisa necessariamente começar a programação com a travessia da ponte se não fizer questão de ir quando ela está mais vazia (ou na verdade, menos cheia). Por exemplo, você pode pegar o metrô, passar o dia no Brooklyn e finalizar a programação atravessando a ponte no pôr do sol. Um dia pra ninguém botar defeito! <3
A Brooklyn Bridge é uma das atrações mais fotografadas da cidade!
Não deixe de tirar várias fotos por lá 🙂

Empire State Building

Prédio icônico da cidade, que traz um dos observatórios mais famosos de Nova York. Ele fica no meio da concentração de atrações da quinta avenida, na altura da rua 34, mas merece entrar nessa lista em um item próprio tanto por sua importância como pelo tanto de coisa que eu tenho pra falar sobre ele. 

O Empire State é uma das várias atrações na região da quinta avenida
Ver o Empire State de fora é até mais legal do que subir no observatório!

É importante você saber que não precisa subir no Empire State se não quiser, já que o prédio é icônico mesmo por fora, e você não vai ter a visão dele enquanto estiver lá dentro, né? Quando se trata de observatórios, eu pessoalmente gosto bem mais de subir no Top of The Rock e com isso, tenho o Empire State Building como parte da bela vista de cima que vou apreciar. De qualquer forma, caso queira subir no Empire State Building, se prepare para uma boa fila para passar pela segurança e de fato subir. 

Quanto tempo leva pra conhecer

Pode variar muito de acordo com a fila, mas eu acho que o ideal é separar umas duas horas para o processo de fila e curtir a vista lá de cima. Se tiver flexibilidade, visite em horários menos óbvios (ou bem cedo, ou mais a noite) para encarar uma espera menor.

Como encaixar na programação

Acho que o ideal é combinar com o passeio pela quinta avenida mesmo, tanto pela proximidade como pela flexibilidade. O passeio pela quinta avenida te dá margem de manobra, já que não é algo com horário marcado. Assim, se a visita ao Empire State Building demorar mais, é só perder menos tempos nas lojinhas depois. Se demorar menos, você pode olhar tudo com mais calma. Dos dois jeitos, você não prejudica o resto do seu roteiro por conta da espera incógnita dessa atração. 😉 

Rockefeller Center

Um complexo de prédios gigantesco no meio de Manhattan que entre muitas outras coisas, traz uma variedade grande de lojas, restaurantes, instalações artísticas e algumas opções de entretenimento. Entre os muitos pontos que merecem atenção, estão:

  • O Top of the Rock, um dos melhores observatórios da cidade, que eu pessoalmente gosto bem mais do que do Empire State Building.
  • A famosa loja de brinquedos FAO Schwarz reabriu, agora no Rockefeller Center. Outra loja que faz sucesso lá é a loja da Lego.
  • A famosa pista de patinação no gelo que é montada nos meses de frio. Apesar de uma das mais famosas, outros locais oferecem a opção de patinação mais barata e menos lotada.
O Rockfeller Center é uma das atrações que tem patinação no gelo nos meses de inverno
O Rockfeller Center tem patinação no gelo nos meses de inverno
  • A mais tradicional árvore de Natal da cidade é montada no fim de novembro/começo de dezembro. Também nessa época, o show das Rockettes acontece no Radio City. 
  • É ali que fica os estúdios da NBC, que oferecem tours ou a chance de ser da plateia de algum programa, como a Bia já contou aqui

Quanto tempo leva pra conhecer

Praticamente o tempo que você quiser, já que tudo vai depender do que você quer fazer lá: se quiser subir no Top of the Rock, ir num restaurante ou num bar, patinar no gelo, só olhar ou só visitar umas lojas. No fim pode variar bastante mas o que eu acho mais importante você saber pra poder se organizar é:

  • só dar aquela espiada, uma olhadinha em tudo sem se comprometer com nada e tirar umas fotos deve tomar uns bons 40 minutos. 
  • se quiser subir no Top of the Rock, considere cerca de 1 hora para isso
  • se quiser assistir a um programa de TV, fazer um tour pelos estúdios da NBC ou assistir o show de Natal das Rockettes, pesquise a respeito antecipadamente porque vai exigir um planejamento prévio. 
A duração dessa visita depende muito do que você quiser conhecer por lá
A duração dessa visita depende muito do que você quiser conhecer por lá

Como encaixar na programação

Como ele também fica em Midtown, pode ser visitado junto de tudo que eu já citei (e vou citar) nesse post quando falo da Quinta Avenida, Grand Central Station, Empire State Building, MoMa e tudo nessa região. 

Grand Central Station

Uma das principais estações de trem de Nova York é também um dos projetos arquitetônicos mais impressionantes da cidade. Ninguém visita a Grand Central Station porque tem um trem pra pegar não – todo mundo vai lá porque ela já é muito mais do que uma simples estação e merece a visita. 

O prédio é cheio de detalhes e curiosidades, além de ter sido cenário de muitos filmes e seriados. Além dos trens, da imponência e de todas as particularidades arquitetônicas, a Grand Central tem uma praça de alimentação e algumas lojas bem atrativas. Entre as opções mais populares estão o Shake Shack, a Magnolia Bakery e uma loja da Apple.

A Grand Central é uma das atrações e cenários super clássico sde Nova York
A Grand Central é um cenário super clássico de Nova York

Eu não sou fã de nenhum fruto do mar, mas lá dentro fica também um restaurante de ostras que é um dos dois lugares que meu pai quer ir toda santa vez que vem me visitar (o outro é o mercado japonês do Chelsea Market). 

Quanto tempo leva pra conhecer

Uma visita mais básica pela Grand Central Station pode demorar pouco, menos de uma hora. Agora, se você quiser comer por lá (desde hamburguer até as ostras), passar na loja da Apple ou fazer qualquer uma das opções além de conhecer o prédio mesmo, considere um tempo adicional para as atividades escolhidas. 

Como encaixar na programação

Como a essa altura você já está cansado de saber, provavelmente vai precisar de mais de um dia no seu roteiro de viagem pra fazer tudo que fica nessa região, mas entre as opções pra você agrupar com a Grand Central Station todos os locais que falei na parte da Quinta Avenida, Empire State Building ou Rockefeller Center.

Ela é uma boa carta na manga pra juntar com outras atrações!
Ela é uma boa carta na manga pra juntar com outras programações!

Dica: como a Grand Central Station te dá flexibilidade pra visitar no seu ritmo e não faz muita diferença se você visita no calor ou no frio, no sol ou na chuva, ela é uma boa carta na manga pra juntar com outras atividades que tomam mais tempo ou para recorrer num dia de tempo ruim, sem prejudicar o resto da sua programação. 😉

MoMa

Um dos principais museus da cidade, o MoMa se dedica a arte contemporânea. Não acho que seja parada obrigatória pra ninguém que não gosta de museu (aliás, eu não acho que NADA é parada obrigatória em lugar nenhum. Faça o que você gosta, como já falei aqui), mas se você se interessa por arte moderna, o MoMa é um prato cheio. O acervo tem algumas obras super importantes e as exposições temporárias também podem ser bem interessantes.

Quanto tempo leva pra conhecer

Depende novamente do seu interesse por arte, mas se você decidir ir no MoMa, acho justo separar pelo menos umas 2-3 horas pra ele no seu dia. 

Pra quem curte museu, o MoMa é uma das atrações mais legais!
Pra quem curte museu, o MoMa é uma experiência bem legal!

Como encaixar na programação

O MoMa fica bem em Midtown, pertinho de várias outras atrações importantes que eu já falei aqui. Ou seja, pode ser combinado com alguns dos locais que já citei quando falei da Quinta Avenida, Rockefeller Center, Grand Central Station e etc. Se puder evitar, eu não recomendo muito ir ao MoMa e Empire State Building no mesmo dia por exemplo, pois são duas atividades da região que tomam tempo, engessam mais a programação e cansam um pouco mais. Deixe uma pra cada dia e não faltarão outras atrações mais maleáveis para preencher esses dias.

The Vessel

Uma das atrações mais novas e mais “instagramáveis” da cidade, também é gratuita! O The Vessel é parte do novo complexo no Hudson Yards e a gente já tem post aqui no blog contando tudo o que você precisa saber sobre ele. Clique aqui pra ler.

O The Vessel é uma das atrações gratuitas, e ele é bem legal por dentro e por fora
Conhecer o The Vessel é gratuito, e ele é bem legal por dentro e por fora

Quanto tempo leva pra conhecer

Se você não fizer questão de subir no The Vessel, pode só admirá-lo e tirar quantas fotos desejar por fora mesmo. Isso deve demorar poucos minutos. Agora, se você quiser, pode subir e tomar o tempo que quiser ali

Como encaixar na programação

No mesmo dia que visitar o The Vessel, você já pode aproveitar o resto do complexo do Hudson Yards, incluindo o Edge (novo observatório da cidade) e um novo shopping com algumas lojas bem diferentes (como a CAMP que é incrível pras crianças). 

Também ali do lado fica a entrada para o High Line Park que pode render uma bela caminhada até o Chelsea Market. E se sobrar tempo e pique, os amantes de artes podem querer esticar o passeio para o Whitney Museum of American Art que fica pertinho do Chelsea Market.

High Line Park 

Um dos parques mais diferentes de Nova York, o High Line Park foi construído onde antes ficava uma antiga estação ferroviária desativada e foi parte de um projeto de revitalização da área que deu muito certo! Ele mescla de uma forma muito única os elementos urbanos com a natureza e tem um clima muito gostoso, muito próprio dele. O mais legal do passeio é o ângulo diferente que você tem da cidade dos diferentes pontos do High Line Park. 

O High Line é uma das atrações bem diferentonas
O High Line é um parque bem diferentão

Quanto tempo leva pra conhecer

Você pode só subir e conhecer um pedacinho, mas eu aconselho dar uma volta ou ir de um lugar a outro pelo High Line (como do The Vessel para o Chelsea Market ou vice-versa). Nesse caso, considere mais ou menos uns 40 minutos pro passeio, mas é claro, se você quiser parar no parque para descansar, sentir o clima, deixe uma margem para passar mais tempo ali também. 

Como encaixar na programação

Ele fica bem pertinho das atrações do Hudson Yards (como o The Vessel e o Edge), Chelsea Market e Whitney Museum of American Art.

Chelsea Market 

Eu não sei de quem foi a idéia de fazer o Chelsea Market, mas olha, tá de parabéns! Que lugar delicioso! O Chelsea Market consegue reunir diversas lojas e restaurantes com propostas super originais em um mesmo lugar. O resultado é um mix delicioso, especialmente para os fãs de gastronomia. Tem muita comida gostosa e já estou com vontade de escrever esse post (capaz de ser o próximo) porque eu AMO esse lugar. 

Eu amo visitar o Chelsea Market, tem muita coisa gostosa pra conhecer!

Minha dica é não ficar só no básico e realmente parar nas lojinhas e dar uma volta em todo o mercado, antes de decidir o que você quer comer e comprar ali. Não deixe de olhar o andar de baixo, que passa despercebido por muitos, mas tem um mercado italiano que eu adoro. 

Quanto tempo leva pra conhecer

Depende muito de cada um, do que você quer comer ou sua disposição de olhar as lojas, mas eu diria que em média 1 a 2 horas está de bom tamanho (apesar de que eu mesma poderia passar todo esse tempo só na Anthropologie que fica ali perto da entrada :P). 

Como encaixar na programação

Como eu já falei antes, é fácil de visitá-lo no mesmo dia do High Line Park, Hudson Yards e/ou Whitney Museum of American Art.

O que ficou de fora? 

Tem TANTA coisa legal que ficou de fora, mas eu preciso definir um limite em algum momento né? Assim como eu falo que tentar gabaritar a cidade é um erro que muitos turistas cometem, acho que também seria um erro tentar englobar tudo nesse único post.

A idéia hoje era falar um pouco das principais atrações, mas tem MUITO mais coisas que vale a pena que eu espero poder falar em breve aqui. E se você sentiu que logo sua atração favorita ficou de fora ou se quiser saber mais detalhes sobre uma das atrações que eu falei, não deixe de me contar nos comentários, tá?