VPD Nova York
Preparativos

Qual a melhor época pra ir a Nova York?

Nova York é uma das cidades que mais se transforma de um mês para o outro e por isso é tão importante escolher com atenção a época da sua viagem. Definitivamente não é tudo a mesma coisa, e a sua decisão de quando viajar, vai afetar diretamente o seu roteiro, o que você vai levar na mala e até quanto a viagem vai custar. 

Então, afinal de contas, qual a melhor época para ir para Nova York? A verdade é que cada mês tem suas vantagens e desvantagens, então a melhor época pra você vai depender:

  1. Da sua expectativa: sim, porque cada um imagina um cenário completamente diferente para a viagem perfeita pra Nova York. Você pensa num piquenique no Central Park em um dia ensolarado ou em patinação no gelo e decorações de Natal?  Não dá pra ter tudo na mesma viagem. 
  2. De como você encara as principais variáveis que vão ter um papel fundamental na definição da sua experiência na cidade.
A decisão da época da viagem afeta vários aspectos do roteiro
A decisão da época da viagem afeta vários aspectos do roteiro

Seria muito mais fácil se eu pudesse falar “esse mês é bom e esse outro é ruim” mas não é tão simples assim. Por isso vou explicar aqui os principais fatores que afetam a escolha da época da sua viagem e como eles vão variando ao longo do ano.

Avaliando tudo isso, você vai ver que naturalmente já vai eleger períodos preferidos de acordo com o que for mais importante pra você. E pra não deixar sem resposta, vou contar também as épocas que eu mais gosto no fim do post, tá?  🙂 

Qual a melhor época pra ir pra Nova York?

Dos muitos fatores que vão afetar sua decisão, eu considero que quatro são os mais importantes e por isso vou focar neles aqui. 

  • Clima
  • Lotação
  • Preço
  • Programações sazonais

Clima

Nova York gosta de ser a cidade dos exageros e isso vale também para o clima. Pior do que a temperatura no termômetro, é a sensação térmica que é sempre mais exagerada ainda. Nos meses quentes, é absurdamente quente e nos meses de frio (quase metade do ano) é gelado MESMO! São poucos os meses amenos, com o clima agradável em que você não se sente nem dentro de uma geladeira nem de uma sauna.

O clima em Nova York
O clima em Nova York. Fonte: Weather.com

Veja que você não precisa optar por viajar só nesses meses de clima ameno, mas precisa saber exatamente onde está se metendo quando escolhe viajar pra Nova York em uma determinada estação. Até já falei no post sobre erros para evitar na viagem, sobre o risco que é menosprezar o impacto do clima no aproveitamento das férias.

Quando a gente está planejando a viagem no aconchego da casa da gente, é tranquilo olhar aquelas fotos de Nova York no frio e pensar mil maravilhas.

– como todo mundo fica bonito com roupa de frio!
– quero ver neve no Central Park
– vou patinar no gelo! 

Mas a realidade de como o clima impacta a sua viagem vai bem além de usar ou não um casaco. Isso sem falar que viajar no frio não é garantia nenhuma de que você vai ver neve, viu? Vai total de sorte (ou azar, depende do ponto de vista), mas outra hora a gente fala mais de neve.

O frio de Nova York não é fácil e pensando na quantidade de passeios ao ar livre que você deve querer aproveitar na cidade (em especial se for a sua primeira viagem), o frio acaba sendo um fator adicional de desgaste. 

A época de frio é BEM FRIO mesmo!
O frio é BEM FRIO mesmo!

Além disso, no inverno, os dias são bem menores. As estações em Nova York são bem mais definidas que no Brasil e nos dias frios costuma anoitecer antes das 17h, enquanto no pico do verão o sol vai embora lá pelas 20h30-21h. 

Veja que não estou falando que é ruim viajar no frio nem nada do tipo, até porque tem todo um lado maravilhoso dessa temporada também. Nova York na época do Natal é incrível! O que estou querendo dizer é que você precisa fazer uma escolha consciente com relação a isso, entender o que você está topando quando decide viajar nos meses mais gelados e ajustar sua programação toda de acordo.

Vale entender quais programações você quer fazer e ver qual época se encaixa melhor
Vale entender quais programações você quer fazer e ver qual época se encaixa melhor

A exata mesma lógica se aplica para os meses quentes também! Se for uma escolha sua mesmo, está tudo certo e com planejamento dá para aproveitar DEMAIS qualquer época. TODAS tem seu charme próprio! 

Ainda vou escrever um post só sobre clima de Nova York, mas a idéia da imagem abaixo é passar um resuminho do que você deve esperar. 

O que esperar do clima de cada época
O que esperar do clima de cada mês

Simplificando bastante:

  • Janeiro a Março: dias bem gelados e chance de neve esporádica
  • Abril: o frio começa a dar trégua e no fim do mês o clima normalmente já começa a ficar mais ameno
  • Maio: clima gostoso, sem temperaturas tão extremas
  • Junho a Agosto: chegou o calorão do verão. Dias BEM QUENTES, úmidos, muito sol o dia todo e boa parte da noite (sol se põe por volta de 20h30-21h)
  • Setembro: o mês começa quente mas vai gradativamente ficando mais agradável na segunda quinzena
  • Outubro: temperaturas amenas, já puxando pra dias mais friozinhos
  • Novembro: começa a esfriar de verdade e no fim do mês já está bem gelado de novo
  • Dezembro: voltamos aos dias gelados com chance esporádica de neve.

Sempre vale lembrar que Nova York tem suas surpresas, como um dia de neve em pleno mês de Maio ou uma sequência de uns 3 dias de temperaturas mais amenas bem em Janeiro (as duas coisas aconteceram esse ano). Mudança climática no mundo também afeta os planos de viagem, né?

Mesmo com as estações bem definidas, podem rolar algumas surpresas no clima dependendo da época
Mesmo com as estações bem definidas, podem rolar algumas surpresas no clima

Nada nunca é garantido com clima, mas esse resuminho é uma boa idéia do que você deve esperar para decidir a época da sua viagem. Depois, quando a viagem estiver chegando, você pode (e deve!) sempre checar os sites de previsão para saber o que botar na mala e o que vestir cada dia. 😉 

Lotação e preço

Vou falar desses dois assuntos de uma vez só porque eles andam juntos sempre, e funcionam de uma maneira ainda mais peculiar em Nova York.

Lotação é algo que todo mundo quer evitar em viagem, já que quanto mais gente, mais fila, mais figurantes nas suas fotos, mais difícil uma reserva de uma programação concorrida, mais gente disputando loteria na Broadway… deu pra pegar o espírito da coisa, né? Além de tudo isso, quanto mais gente, mais cara fica a viagem.

Apesar disso, a lotação em Nova York varia menos e afeta menos o seu aproveitamento do que em outros destinos. Uma das muitas vantagens de uma cidade tão cheia de coisas pra fazer. Veja que não estou dizendo que você deve ser indiferente à lotação, apenas que não precisa se desesperar se for viajar num mês mais cheio.

É até difícil falar de forma prática sobre quão cheia é uma cidade inteira em qualquer época, mas tentei buscar números oficiais que representassem bem as variações de lotação e preço para te mostrar essa diferença aqui. Os índices que escolhi foram:

  • Para lotação usei a taxa de ocupação (ou seja, de lotação) dos hotéis da cidade. 
  • Para o preço estou usando a variação do valor das diárias dos hotéis ao longo dos meses, já que este é um dos principais gastos da viagem e um dos que mais varia ao longo do ano. 
Cálculo feito com base nos valores da secretaria de turismo de Nova York

Sei que nem todo mundo adora uma planilha que nem eu, então resumi aqui o que acho importante você saber pra sua viagem.

Quando é cheio e quando é vazio?

Não existe NYC vazia, não fora da pandemia pelo menos. Então fica combinado que quando eu falar vazia, você entende que estou querendo dizer menos cheia, tá? 

Baixa temporada – mais vazio 

  • Janeiro, depois que a galera do ano novo foi embora
  • Fevereiro
  • Março é um pouquinho mais cheio, mas também é um mês de baixa temporada.

Alta temporada – mais cheio

  • Maio
  • Setembro e Outubro
  • Novembro, perto da Maratona de NY e do feriado Ação de Graças
  • Dezembro, especialmente perto do Ano Novo. 

Sobre Dezembro, é sempre um mês agitado, mas a minha percepção é de que os preços e a lotação sobem drasticamente, por volta de 27 de dezembro, já que tanta gente escolhe passar Natal com a família e a virada de ano em Nova York. No começo do mês tem muita movimentação em volta das celebrações de Natal, mas a lotação ainda é bem menor do que no fim do mês.

O que esperar da lotação e dos preços de cada época
O que esperar da lotação e dos preços de cada época

O preço importa mais que a lotação

Por esses números, dá pra gente ver que a lotação (medida pela taxa de ocupação dos hotéis) tem uma variação de cerca de 25% entre o período mais vazio e mais cheio do ano, enquanto os preços das diárias variam muito mais! Nas épocas mais cheias, os hotéis chegam a ficar 75% mais caros. Quase o dobro do que você paga na baixa temporada! Isso significa que você tem mais oportunidades de encontrar épocas para economizar do que de fato para fugir de lotações.

A verdade é que a lotação só cai significativamente no começo do ano mesmo. De Abril em diante, as mudanças são muito tímidas, enquanto a variação do preço continua bem significativa.

Isso ocorre porque tem sempre alguma coisa acontecendo em Nova York e algum tipo de turista por aí. Nos meses de verão, é menos lotado do que nos meses de clima ameno, mas ainda tem muita gente visitando a cidade por conta das férias escolares e muitos locais curtindo a cidade, então você vê muita gente na rua.

Nos meses amenos, além dos turistas interessados no clima mais agradável (MUITA gente) ainda tem eventos importantes como Halloween, New York Fashion Week, entre outros.

Lembrando que nem todo mundo vem a Nova York para turistar. Quem viaja a trabalho (cerca de 20% dos visitantes) pouco vai afetar sua vida durante a sua viagem, mas podem afetar e muito o valor que você vai pagar por sua hospedagem.

Pode parecer ruim, mas na verdade enxergo duas boas notícias aqui:

A primeira boa notícia é que Nova York recebe muito bem as multidões, tem mais atrações turísticas do que praticamente qualquer cidade no mundo e nem todo turista vem pra cá fazer a mesma coisa – ou seja, dá pra espalhar bem essa multidão. Quase o ano todo, você consegue aproveitar bem as atrações que desejar, ainda que a cidade esteja cheia – especialmente se você se planejar bem e já souber de antemão o tipo de lotação que vai encontrar.

Tem lugar que é cheio em qualquer época mesmo, mas recebe bem essa lotação quase o ano todo.
Tem lugar que é cheio sempre mesmo, mas recebe bem essa lotação quase o ano todo.

É claro que tem suas exceções: datas que atraem muita gente podem transformar a cidade inteira em um um pequeno caos, mas são acontecimentos muito pontuais, como Ano Novo, Dia de Ação de Graças, Maratona e algumas outras datas marcantes.

Quase o ano todo, a multidão estará no volume que Nova York já conhece e aceita muito bem e não vai ser alguns milhões de pessoas que vão te impedir de aproveitar a sua viagem. 😉 Veja que você vai sim pegar algumas filas (inclusive umas bem longas em locais como Empire State Building) mas vai ser assim quase o ano todo, então não vai ser isso que vai afetar sua escolha de quando viajar.

A segunda boa notícia é que se a lotação só muda realmente no começo do ano, fazer sua análise de quando viajar ficou ainda mais fácil. Se a idéia é viajar na época mais vazia, você já sabe quando vir (começo do ano!). Se você quiser ou só puder viajar qualquer outra época no ano, se preocupe em olhar mais para o preço do que para a lotação. Como a lei da oferta e da demanda nunca falha, ao olhar preço você já vai estar levando em conta lotação de um jeito ou de outro, então simplifique sua vida. Uma variável a menos pra ficar tentando equilibrar. 🙂

Lembrou do clima?

É lógico que se tanta gente resolve viajar na mesma época, é porque alguma coisa ela tem de bom, né? Pois é, não é à toa que as lotações se concentram nos meses com um clima mais agradável- que de quebra ainda trazem uma paisagem linda.

Por isso, vou de novo bater na tecla de que você precisa olhar todas as coisas juntas pra decidir a época da sua viagem. Vou falar isso mil vezes até o fim de post, você já tá até avisado. É caro, mas o pior de tudo é que não dá pra dizer que não vale a pena. Nova York é deliciosa na primavera e outono, algumas das épocas mais caras.

É até engraçado ver como o clima (e alguns eventos) faz com que Nova York ande um pouco na contramão de outros destinos turísticos. Por exemplo, setembro é um mês super de baixa temporada e uma das épocas mais baratas para ir pra Flórida, mas um dos mais caros pra ir pra Nova York. 

Dos meses de meia estação, a época que você vai encontrar valores mais interessantes é no final de abril e começo de maio.

O curioso caso de julho/agosto

Julho e Agosto são meses bem “meio termo” tanto pra preço como lotação e acho que merecem um destaque aqui. Para mim, este período acaba sendo uma boa alternativa pra quem não curte frio (e por isso não querem viajar no começo do ano) mas também não quer gastar demais. Logo dois meses de férias no hemisfério norte que tinham tudo pra ser lotados!

Aqui as temperaturas extremas em Nova York nessa época afastam alguns visitantes que preferem outros destinos. Ainda assim, não se engane! Nova York é bem agitada nos meses de verão e a gente tem até a sensação de que ela está mais cheia do que em outros períodos, porque tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, levando não só os turistas mas também parte dos residentes locais para as ruas.

O verão é uma época bem agitada, cheia de eventos externos bem divertidos e dá pra sentir a animação das pessoas. Além disso, o perfil do turista nessa época muda um pouco, com muitas famílias aproveitando as férias escolares para conhecer Nova York e lotando os principais pontos turísticos. Resumindo: está menos cheia mas é bem agitada ainda sim – e de um jeito que eu particularmente curto bastante.

As diferenças dentro de um mesmo mês

Sempre vale lembrar que há sim diferenças grandes dentro de um mesmo mês, especialmente motivada por grandes eventos ou feriados que atraem multidões concentradas em poucos dias. Se você tiver se interessado por um ou outro mês, a dica é olhar mais a fundo tudo o que acontece na cidade nesse período (e tem um monte de coisa acontecendo o tempo todo), e como isso vai afetar os custos da sua viagem.

Vou fazer um post de cada mês em breve (paciência com o site novo, gente! :P) , mas tentei resumir o principal aí embaixo.

Programações sazonais

Já até falei como algumas programações sazonais afetam negativamente a lotação e os preços, mas a verdade é que tem muita coisa legal que você pode querer curtir também.

No fim das contas, o que você quer viver e conhecer em Nova York pode ter um papel definitivo na decisão da época da sua viagem. Ou seja, no fim você precisa olhar as atividades sob duas perspectivas: o que você quer fazer (pra selecionar as épocas interessantes) e o que você quer evitar (pra riscar um período da sua lista de possibilidades).

Várias programações sazonais podem ser super legais de conhecer!
Várias programações sazonais podem ser super legais de conhecer!

Pode parecer óbvio, mas muita gente marca a viagem sem olhar o calendário de programações sazonais e deixa de conhecer experiências que eram muito desejadas (ou se mete numa furada de viajar em uma época mais caótica sem saber).

Por exemplo, tem gente que ainda acha que em Nova York faz frio o ano todo e viaja em Maio esperando patinar no gelo. Vai se frustrar, assim como quem viaja na semana do feriado de Ação de Graças esperando já ver a famosa árvore de Natal do Rockefeller Center acesa (ela só é iluminada na quarta-feira após o feriado de Thanksgiving). Ou ainda quem viaja no começo de setembro e quer ver aquela imagem do outono com as folhas bem amarelinhas, caindo das árvores – isso começa mais pro fim do mês e fica mais forte em outubro.

Se tem alguma programação que você quer muito fazer, confirme se ela acontece na época da sua viagem!
Se tem alguma programação que você quer muito fazer, confirme se ela acontece na época da sua viagem!

Grande parte das atrações turísticas de Nova York podem ser visitadas o ano todo, mas tem várias programações que são específicas de uma época do ano.

Justamente por termos um clima tão diferente em cada mês, muitos dos eventos e programações locais também variam de acordo com a temperatura. Além disso, os feriados e outras datas festivas também trazem várias celebrações interessantes para a cidade. 

Eu sei que Nova York tem sempre mil coisas acontecendo o tempo todo, mas não estou falando de programações super diferentonas e mais desconhecidas não. Tem muita coisa já tradicional para locais e turistas que também entram nessa listinha de atividades sazonais. Alguns exemplos:

  • Não é novidade pra ninguém que as programações de natal de Nova York são lindas. A cidade se transforma e todo mundo já viu pelo menos um filme de Natal que se passa por aqui, né? No resto do ano, não é diferente. 
  • Nos meses mais quentes, você vai encontrar várias atrações ao ar livre como shows gratuitos e apresentações teatrais em parques, feiras de alimentação ao ar livre. Tem até piscina no Central Park, você sabia? Mas eu vou falar que nunca fui. Também é a melhor época para fazer programações mais perto dos rios, andar de barco, curtir atividades externas entre outras tantas possibilidades. 
  • Na primavera tem as cerejeiras, no outono tem aquele cenário lindo das árvores ficando mais vermelhas e amareladas e tem o Halloween que também é outro assunto que rende e atrai muita gente. 
  • Isso além do feriado de Ação de Graças e Maratona em Novembro, as celebrações de St Patricks Day em Março, festivais de cinema, Fashion Week, ComicCon e por ai vai. Enfim, deu pra ver que tem bastante coisa, né? 
A Maratona de Nova York é um evento bem tradicional
A Maratona de Nova York é um evento bem tradicional

Eu ainda vou fazer um guia mês a mês dos principais eventos de Nova York, bem nos mesmos moldes do que já fiz pra Orlando, mas vou tentar resumir aqui os principais acontecimentos de cada mês.

ATENÇÃO: este é um resuminho BEM INCOMPLETO, porque tem coisa demais todos os meses. Estou focando nos maiores eventos e datas que podem afetar mais o seu planejamento e o resto te explico melhor nos posts por mês futuramente, tá?

Janeiro 

  • Resquício de Ano Novo: nos primeiros dias do mês você vê ainda uma lotação dos turistas que vieram pro Ano Novo, mas gradativamente a cidade vai esvaziando e no fim da primeira semana, já está bem mais tranquila.
  • Pistas de patinação: seguem abertas em diferentes pontos da cidade.
  • Martin Luther King: feriado que ocorre na terceira segunda feira de janeiro. Além de uma lotação adicional (leve) pode alterar o horário de funcionamento de alguns poucos locais. Vale ficar de olho.
  • NYC Must-See Week, Broadway Week, Restaurant Week: são algumas das oportunidades para economizar para quem topa viajar nessa época. Dependendo do ano acontecem no fim de janeiro ou começo de fevereiro.
  • Jogos de basquete (NBA) e partidas Hockey (NHL)

Fevereiro

  • Pistas de patinação: seguem abertas em diferentes pontos da cidade.
  • NYC Must-See Week, Broadway Week, Restaurant Week: são algumas das oportunidades para economizar para quem topa viajar nessa época. Dependendo do ano acontecem no fim de janeiro ou começo de fevereiro.
  • President’s Day: feriado que cai sempre na terceira segunda feira de Fevereiro e pode alterar o horário de funcionamento e lotação de alguns pontos turísticos.
  • Fashion Week: mega evento de moda que leva milhares de pessoas para Nova York. Espere preços de hotéis mais altos durante estes dias. 
  • Jogos de basquete (NBA) e partidas Hockey (NHL)
  • Ano Novo Lunar: celebração tipicamente asiática que é bem tradicional em Nova York também, em especial em Chinatown
  • Spring Break: recesso escolar e universitário que cai em datas diferentes dependendo da escola, mas acontecem sempre entre fim de fevereiro e abril. A maior concentração é mesmo em março. 
Até fevereiro ainda é uma boa época pra patinar no gelo
Até fevereiro ainda dá pra patinar no gelo

Março

  • St Patrick’s Day: celebração tipicamente Irlandesa, mas super comemorada em Nova York também. Espere ruas cheias para paradas e comemoração em vários bares da cidade. Quase que um mini carnaval irlandês pousando em NYC.
  • Páscoa e parada de páscoa: aqui depende do ano, né? Se a Páscoa cair em março, espere uma parada especial cheia de chapéus diferentes no domingo. É aquelas coisas que só em NYC mesmo, e eu nunca entendi o propósito dessa parada de chapéu.
  • Pista de patinação: algumas ainda estão funcionando no começo do mês mas vão encerrando sua temporada com o passar dos dias.
  • Jogos de basquete (NBA) e últimas partidas Hockey (NHL)
  • Spring Break: recesso escolar e universitário que cai em datas diferentes dependendo da escola, mas acontecem sempre entre fim de fevereiro e abril. A maior concentração é mesmo em março. 

Abril

  • Época das cerejeiras : as cerejeiras floridas nos parques duram poucos dias, mas é uma das paisagens mais lindas do ano.
  • Smorgasburg Outdoor: essa super feira de alimentação que traz comidas do mundo todo funciona o ano inteiro, mas a graça mesmo é quando ela ocorre a céu aberto, em alguns parques da cidade, a partir de abril.
  • Tribeca Film Festival: um dos muitos festivais de cinema da cidade, talvez o mais famoso.  
  • Últimos jogos da temporada de basquete (NBA) e início da temporada de baseball (MLB)
  • Páscoa e parada de páscoa: aqui depende do ano, né? Se a Páscoa cair em abril, espere uma parada especial cheia de chapéus diferentes no domingo. 
O Smorgasburg acontece a céu aberto a partir de abril
O Smorgasburg acontece a céu aberto a partir de abril

Maio

  • Início das programações de verão: em maio aos poucos várias programações de verão se iniciam, como shakespeare in the park, summerstage e tantas outras. 
  • Época das cerejeiras: a época das cerejeiras floridas vai de fim de Abril até o começo de maio.  
  • Smorgasburg Outdoor: essa super feira de alimentação que traz comidas do mundo todo funciona o ano inteiro, mas a graça mesmo é quando ela ocorre a céu aberto, entre abril e novembro.
  • Jogos de baseball (MLB)
  • Memorial Day: feriado na última segunda-feira do mês, que marca o início de muitas atividades de verão. O feriado pode alterar o funcionamento de alguns locais que você pode querer visitar.
  • Fleet Week: uma semana em que a marinha chega em peso em NYC para várias celebrações. Não afeta muito sua vida, mas você vai ver os marinheiros pela cidade.
A época das cerejeiras é uma das mais lindas do ano
A época das cerejeiras é uma das mais lindas do ano

Junho

  • Programações de verão: continuidade das muitas atividades de calor em Nova York, como shakespeare in the park, summerstage e tantas outras. 
  • NYC Pride Week:  semana e parada do orgulho LGBT+ super popular e atrai muita gente.
  • Smorgasburg Outdoor: essa super feira de alimentação que traz comidas do mundo todo funciona o ano inteiro, mas a graça mesmo é quando ela ocorre a céu aberto, entre abril e novembro.
  • Mermaid Parade: outro evento meio sem pé nem cabeça, do jeito que NYC adora. Uma parada de sereias. É isso mesmo que você leu.
  • Jogos da MLB (baseball)

Julho

  • Feriado de 4 de Julho: feriado do dia da independência, com show de fogos e diferentes celebrações pela cidade.
  • Programações de verão: continuidade das muitas atividades de calor em Nova York, como shakespeare in the park, summerstage e tantas outras. Em Julho, vale o destaque também para o “Broadway in Bryant Park” entre as muitas opções sazonais.
  • Summer Restaurant Week: oportunidade de conhecer diferentes opções gastronômicas na cidade por um preço fixo.
  • Smorgasburg Outdoor: essa super feira de alimentação que traz comidas do mundo todo funciona o ano inteiro, mas a graça mesmo é quando ela ocorre a céu aberto, entre abril e novembro.
  • Jogos da  MLB (baseball)

Agosto

  • Programações de verão: continuidade das muitas atividades de calor em Nova York, como shakespeare in the park, summerstage e tantas outras. Em Agosto, vale o destaque também para o “Broadway in Bryant Park” entre as muitas opções sazonais.
  • Summer Streets : durante 3 sábados, algumas ruas da cidade são dominadas por pedestres apenas, com diversas programações especiais.
  • US Open Tennis Championships : campeonato de tênis super popular, arrasta multidões de fãs para Nova York a partir do fim do mês.
  • Smorgasburg Outdoor: essa super feira de alimentação que traz comidas do mundo todo funciona o ano inteiro, mas a graça mesmo é quando ela ocorre a céu aberto, entre abril e novembro.
  • Jogos da MLB (baseball)
Os jogos de baseball são uma programação bem americana e bem divertida que acontecem nessa época
Os jogos de baseball são uma programação bem americana e bem divertida

Setembro

  • Labor Day: mais um feriado, que pode alterar o horário de funcionamento de um ou outro local pela cidade.
  • Oportunidades de economizar: pra quem quer ir ao teatro, vale checar quando vai cair a Broadway Week e Off- Broadway Week, em que você pode comprar 2 ingressos pelo preço de 1 para as peças participantes.
  • US Open Tennis Championships : o campeonato de tênis continua até o começo de setembro, com multidões de fãs invadindo a cidade.
  • Fashion Week: segunda edição do mega evento de moda que traz milhares de pessoas para NYC.
  • Smorgasburg Outdoor: essa super feira de alimentação que traz comidas do mundo todo funciona o ano inteiro, mas a graça mesmo é quando ela ocorre a céu aberto, entre abril e novembro.
  • Festa de San Genaro: tradicional festa italiana. Não afeta a lotação da cidade, mas é uma programação diferente pra quem tem curiosidade de conferir.
  • Jogos de baseball (MLB): últimos jogos da temporada

Outubro

  • ComicCon: mega evento geek que atrai milhares de pessoas para NYC. Vale checar a data do evento mesmo que você não se interesse, pois pode afetar os valores das diárias de hotéis.
  • Halloween: a cidade toda celebra o Halloween e há diversos eventos especiais, em especial a tradicional Village Halloween Parade que é super popular.
  • Columbus Day: feriado que acontece sempre na segunda segunda-feira de Outubro. Pode afetar o horário de funcionamento de um ou outro local pela cidade. 
  • Smorgasburg Outdoor: essa super feira de alimentação que traz comidas do mundo todo funciona o ano inteiro, mas a graça mesmo é quando ela ocorre a céu aberto, entre abril e novembro.
  • Jogos de basquete (NBA) e partidas Hockey (NHL)
O clima em outubro é ameno, mas a lotação e o preço aumentam
O clima em outubro é ameno, mas a lotação e o preço aumentam

Novembro:

  • NYC Marathon: um super evento que traz multidões para a cidade e altera o funcionamento de diversas ruas.
  • Feriado de Ações de Graça: um dos principais feriados do país, que em Nova York é comemorado também com a Macy’s Thanksgiving Parade. Ao mesmo tempo que muitos residentes vão para outros lugares, Nova York recebe muitos turistas e fica bem cheia.
  • Black Friday: dia de mega desconto após o Thanksgiving. Apesar do nome, as promoções já começam quinta-feira a noite, viu? Aliás, alguns descontos menores já começam a pipocar desde algumas semanas antes.
  • Início das celebrações de Natal: o clima de Natal toma cada cantinho de Nova York, com a iluminação da árvore do Rockefeller Center (no fim do mêS), vitrines das lojas enfeitadas, o show das Rockettes, feiras de Natal, retorno das pistas de patinação e MUITAS outras celebrações acontecendo. É frio, mas é a época mais linda!
  • Smorgasburg Outdoor: essa super feira de alimentação que traz comidas do mundo todo funciona o ano inteiro, mas em novembro ela encerra sua versão externa por conta da baixa temperatura.
  • Jogos de basquete (NBA) e partidas Hockey (NHL)

Dezembro

  • Continuidade das celebrações de Natal:  o clima de Natal se intensifica ainda mais em dezembro. A árvore do Rockefeller Center, as vitrines das lojas enfeitadas, o show das Rockettes, feiras de Natal, as pistas de patinação e MUITAS outras celebrações acontecendo. É frio, mas é a época mais linda!
  • Jogos de basquete (NBA) e partidas Hockey (NHL)
  • SantaCon: não acho que é uma data importante, mas merece estar aqui como um aviso pra quem tem criança pequena. É uma data várias pessoas se vestem de papai noel e saem na rua. Pode parecer bonitinho, mas é meio que como se o Mickey e Pikachu da Time Square tomassem a cidade na versão papai noel. É engraçado e horrível ao mesmo tempo, e se você tiver criança pequena, pode querer evitar. 😛
  • Natal: como é de se esperar, muita coisa não funciona na véspera e no dia do Natal.
  • Ano Novo: uma das datas mais cheias do ano para se visitar Nova York, com hotéis caríssimos e cidade lotada.
A época de Natal em NY é lindo <3
O Natal em NY é lindo <3

Então qual a melhor época pra ir pra Nova York?

Não existe MELHOR época, o que existe é a época preferida de cada um de acordo com o seu gosto pessoal. Falando das minhas épocas preferidas, eu AMO o mês de maio e a animação que ele traz. Acho que toda a cidade fica com outro humor de finalmente estar esquentando depois de quase seis meses de frio. As paisagens ficam lindas e boa parte das atividades de verão já estão rolando, com um clima ainda mais agradável.

Tenho uma preferência forte por qualquer outro mês mais quente, porque os dias são longos e você aproveita muito mais. As atividades sazonais de verão são bem legais e tem muita coisa gratuita também.  

Isso dito, a época de Natal é linda demais, o Halloween é divertidíssimo e o começo do ano é bem econômico, o que pode te permitir incluir uma ou outra programação a mais que o seu orçamento não permitiria em outro mês. 

Não existe melhor época, existe época preferida :P

Se fosse para generalizar, eu diria:

  • Melhor época pra quem quer economizar: Janeiro e Fevereiro
  • Melhor época pra quem quer economizar e não gosta de frio: Julho e Agosto
  • Melhor época pra viagens com crianças: Maio a Setembro seriam prioridade. Em segundo lugar, Julho e Agosto porque acho muito ruim viajar no frio com criança. Se o seu objetivo for curtir o clima de natal, a melhor alternativa é o começo de Dezembro – mas prepare o casaco.
  • Melhor época para viajar com quem se desgasta mais fácil (idosos e bebês por exemplo): Maio, Setembro ou começo de Outubro
  • Melhor época para quem quer fazer compras: a Black Friday é a principal data para descontos, mas nos feriados e nos finais de semana que os antecedem, você encontra muitas promoções também. O Boxing Day (pós Natal) também é ótimo e esse ano eu já achei descontos surreais a partir de 23 de dezembro. Além disso, quem viaja focado em comprar roupas, vale checar o calendário de sample sales (como já falei aqui), que são mais fortes de abril a junho e de outubro a dezembro.
  • Melhor época pra quem tem orçamento flexível: Maio, Setembro e Outubro

Resumindo: todas as épocas são incríveis por motivos diferentes. Você já sabe as épocas que eu mais gosto, mas cada mês tem algo de único, especial e maravilhoso. O melhor mesmo é ver como a cidade se transforma ao longo do ano, conhecer todas em diferentes épocas e descobrir qual você ama mais. Depois me conta nos comentários qual você escolheu, tá?