VPD Nova York
Onde Comer

Receitas de Nova York: Banana Pudding da Magnolia Bakery

Não estava nos meus planos fazer o Banana Pudding por aqui, mas comprei 45 bananas sem querer pela internet (achei que eram 9 bananas mas eram 9 cachos) e resolvi que essa era a oportunidade perfeita pra fazer esse que é um dos meus doces favoritos em Nova York, inclusive entrou no nosso top 10 doces de Nova York

O Banana Pudding é um dos melhores doces de Nova York!
O Banana Pudding é um dos melhores doces de Nova York!

Se você virou a cara para o nome da receita, eu super te entendo. Mas essa é uma receita que vale dar uma chance porque ela sempre surpreende. Eu sei que a idéia de um pudim de banana parece estranha e pra ser sincera, a aparência do doce também não chama muita atenção. Mas vamos ser honestos? O banana pudding é a maior farsa da culinária (e tudo bem, porque o importante mesmo é que ele é bem gostoso!). 

Primeiro de tudo, isso nem é um pudim. É muito mais uma mousse, um creme, quase um pavê! Segundo, mal dá pra dizer que é de banana! A banana entra depois, e o gosto dela fica sim super presente, mas não rouba a cena do creme (pudim? mousse? pavê?) de baunilha e agrada muita gente que nunca foi tão fã de doce de banana. Resumindo, vale experimentar quando for pra Nova York, e se você se apaixonar, aqui está a receita da minha versão. 😉 

Receita do Banana Pudding da Magnolia Bakery

Ingredientes 

  • 2 xícaras de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 gemas
  • 40 gramas de açúcar
  • 50 gramas de farinha
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 4 a 6 bananas 
  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 200 gramas de bolacha/biscoito de baunilha ou leite maltado (ou a bolacha que preferir)
Essa bolachinha chama Nilla e é usada nos Estados Unidos, mas pode ser substituída por biscoito de leite maltado, por exemplo!
Essa bolachinha chama Nilla e é usada nos Estados Unidos, mas pode ser substituída por biscoito de leite maltado, por exemplo!

Modo de fazer

Em uma panela, esquente o leite e o leite condensado. Misture os dois até virar um líquido homogêneo e deixe em fogo médio até ficar fervente. Assim que começar aquelas bolinhas nas laterais, desligue. Enquanto esquenta, em outro recipiente, misture com um batedor de arame o açúcar e as gemas, até ficarem lisinhas e levemente mais claras. Adicione a farinha e misture até ficar uma massinha lisa, sem nenhum grumo de farinha. 

Quando o leite e leite condensado chegarem no ponto fervente, desligue o fogo, pegue uma concha e vá adicionando AOS POUCOS (uma concha por vez) este líquido quente na mistura das gemas, mexendo sem parar pra não coagular o ovo nem empelotar a farinha. Depois que você tiver adicionado cerca de metade do líquido quente nas gemas, sempre mexendo, despeje essa mistura na panela com o restante dos leites, ligue o fogo médio e mexa sem parar até virar um creme grosso. 

Deixe esse creme esfriando na geladeira por um tempinho (uns 30 minutinhos a 1 hora tá bom). 

Quando esse tempo passar, retire da geladeira e reserve. 

Bata o creme de leite fresco gelado até ficar em ponto de chantilly. Adicione um terço do creme de baunilha nesse chantilly e misture com cuidado para não perder muito volume. Assim que incorporar, adicione mais um terço do creme de baunilha e misture de novo. Por último, adicione e incorpore a última parte do creme de baunilha. Agora só falta a montagem! 

Descasque e fatie as bananas e pegue a bolacha de baunilha.

O ideal é fazer este doce em um recipiente retangular de uns 20cmx30cm mas você também pode fazer em forminhas individuais ou no recipiente que você tiver disponível mesmo.

Vá intercalando camadas de creme e de bolacha e banana pra montar o seu Banana Pudding!
Vá intercalando camadas de creme e de bolacha e banana pra montar o seu Banana Pudding!

Intercale camadas do creme de baunilha, banana e do biscoito. Na última camada, você pode decorar com algumas bolachas se quiser. 

Deixe na geladeira por pelo menos quatro horas (mas o melhor mesmo é deixar de um dia pro outro). Retire da geladeira imediatamente antes de servir. 

Se fizer essa receita, depois me conte o que achou tá? E se postar no Instagram, não esquece de marcar a gente. Eu AMOOO ver as fotos de vocês. 🙂