VPD Nova York
Preparativos

Exigências de vacina em Nova York: regras para adultos e crianças

Viajar em tempos de pandemia traz vários cuidados e exigências adicionais, que precisam ser levados em conta na hora do planejamento e que podem variar de acordo com o seu destino. Nova York sentiu (e sente) muito os efeitos da pandemia e por isso mesmo, tem medidas bastante rígidas para conter a transmissão na cidade, com várias regras de vacinação específicas e que todo mundo que pretende visitar a cidade precisa conhecer.

Por muito tempo, essas regras atingiam apenas os maiores de 12 anos, mas com o avanço da vacinação infantil nos Estados Unidos, as exigências foram estendidas também às crianças. Como esse assunto gera muitas perguntas e preocupações, resolvi fazer esse post para explicar isso de uma vez.

entender todas as regras antes da viagem é essencial pra não ter surpresas.

Regras para entrar em locais fechados em Nova York

Para maiores de 12 anos, é obrigatório comprovar duas doses da vacina (ou dose única do Johnson & Johnson) para entrar em locais fechados como muitos restaurantes, museus e outros estabelecimentos .

Até dia 29 de Janeiro, crianças entre 5 e 11 anos precisam comprovar que estão vacinadas com pelo menos 1 dose para entrarem em locais fechados como restaurantes e muitos pontos turísticos.

A partir do dia 29 de Janeiro, as crianças entre 5 e 11 anos também precisarão comprovar que estão totalmente vacinadas, ou seja, que tomaram as duas doses da vacina.

plaquinha na porta de restaurante com a regra para entrada.

Por enquanto não há nenhuma obrigatoriedade sobre o booster (a dose de reforço), apesar de alguns poucos restaurantes da cidade terem começado a exigir booster para entrar no seu estabelecimento. Por enquanto, são casos pontuais.

Também não há nenhuma exigência para crianças com menos de 5 anos, já que ainda não existe vacina para elas, apenas que usem máscara e estejam acompanhadas de um responsável.

Locais que exigem vacinação

As regras de vacinação em Nova York são válidas para:

  • Refeições em locais fechados, como restaurantes, fast-foods, cafés, bares, mercados com opção de refeição no local.Na prática, é observada especialmente em restaurantes e bares.
  • Academias de todos os tipos, incluindo estúdios de danças e piscinas.
  • Locais fechados de entretenimento: cinemas, museus, aquários, zoológicos, teatros, shows, estádios, centros de convenções, arenas, espaços internos de jogos.
Foto da fachada do MET (Metropolitan Museum) em Nova York
maior de 5 anos precisa comprovar que está vacinado pra visitar museus!

Como comprovar a vacinação?

É super simples! A comprovação de vacinação pode ser apresentada através do aplicativo NYC COVID Safe App. Ele é super fácil e intuitivo de usar e você consegue fazer o upload de um documento de identidade oficial (passaporte) e do certificado de vacinação (emitido pelo ConectSus ou Poupatempo) diretamente no aplicativo para comprovar sua imunização nos diferentes pontos que você visitar pela cidade. É possível também fazer o upload do certificado de vacinação das crianças na mesma conta do adulto.

Assim como para entrada nos Estados Unidos, todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas para comprovar a vacinação nos locais e eventos de NY.

Veja abaixo o passo a passo para deixar tudo preparado no aplicativo antes de sair de casa:

Depois de baixar o aplicativo do NYC COVID Safe app, será necessário criar um perfil com seu nome completo:

Depois de concordar com os termos de uso, já será mostrada a tela principal do aplicativo. Aqui você deve clicar em”Add Photo ID” para tirar uma foto do seu passaporte (Take Photo) ou fazer o upload da imagem (Upload Existing Photo), caso já tenha ela no seu celular:

Feito isso, clique em “Add Vacine” para adicionar seu comprovante de vacinação. Aqui também terão duas opções: tirar uma foto ou fazer o upload do comprovante de vacinação gerado no aplicativo/site do ConectSUS ou Poupatempo.

Ao adicionar a imagem do comprovante no aplicativo, uma tela abrirá pedindo que você acrescente o nome da pessoa vacinada, a marca da vacina e a data em que foi tomada a última dose e por fim, confirmar as informações. Veja que todas as vacinas aplicadas no Brasil estão disponíveis ali:

Pronto, agora tanto o passaporte quanto seu comprovante de vacinação já ficam armazenados no aplicativo para usar quando for necessário!

Caso você vá cadastrar uma criança na sua conta, é só clicar em “Add Child” e seguir os mesmos passos. Fácil, né? 🙂