VPD Nova York
O que fazer

Tenement Museum: visita a um cortiço de imigrantes em Nova York

O Tenement Museum foi um dos passeios que mais gostei em Nova York! Esse museu é completamente diferente dos mais tradicionais e pra mim, é de longe um dos mais interessantes da cidade.

Ele funciona em um prédio histórico de 5 andares que foi construído no Lower East Side no século XIX e, entre 1863 e 1935, abrigou milhares de famílias de imigrantes. Em bom português, foi um cortiço.

A idéia de terem feito esse museu é muito boa! Além de te apresentar a história de um jeito muito mais imersivo do que simplesmente vendo uma obra exposta (como nos museus mais clássicos), a experiência toda tem uma dinâmica diferente, não é demorada, e te deixa até com vontade de ver mais.

Fachada do prédio antigo onde fica o Tenement Museum em Nova York, com escadas de incêndio na frente e pintado de rosa
O prédio do Tenement Museum

Parte do prédio foi restaurada e houve uma intensa pesquisa sobre as pessoas que moraram neste lugar e suas histórias.  O resultado é uma experiência muito diferente e impactante.  

Como é o Tenement Museum?

O funcionamento do Tenement Museum também é diferente dos museus mais tradicionais. Nele, todas as visitas são obrigatoriamente guiadas, em grupos pequenos, e levam em torno de uma hora.

O tour se inicia no prédio em que funciona a loja e a bilheteria, e esse é o único lugar em que somos autorizados a tirar fotos.

Funciona mais ou menos assim: no início todo mundo se apresenta e a guia pergunta das suas origens e vê quem ali tem alguma descendência de imigrantes. Depois somos levados para um outro prédio, onde fica a parte de visitação (fica no mesmo quarteirão, bem pertinho). Lá, a guia nos conta um pouco sobre a história geral do prédio e sobre o início do museu.

Foto da entrada do Tenement Museum: não é permitido tirar fotos lá dentro!
A entrada do museu: não é permitido tirar fotos lá dentro! Foto do Instagram do Tenement Museum

São ao todo 6 opções de tours, cada um trazendo a perspectiva e contexto de diferentes grupos de imigrantes que passaram por ali. Com o fechamento por causa da pandemia, a lista dos tours oferecidos não está disponível no site do museu, mas assim que o cenário mudar, a gente traz aqui as opção atualizadas.

Eu fiz o tour chamado Hard Times: visitei o apartamento de uma família italiana que morou no prédio na época da crise de 1929 e uma família alemã que passou por dificuldades durante uma crise econômica em meados do século XIX.

Até passei vergonha no meu tour! A guia tava lá falando pra gente como o desemprego era muito alto, e que a família que morava ali estava passando várias necessidades, até que o marido sumiu. Ela perguntou se alguém tinha alguma idéia de como a esposa abandonada fez para sustentar a família. Eu, sem filtro, logo falei que achava que ela tinha virado prostituta. Na hora, me pareceu a única saída pra tal da Nathalie, coitada. 

Geeeeeente… o povo todo começou a sugerir dela ser babá, cozinheira, faxineira, várias alternativas que nem passaram pela minha cabeça! Eu fiquei lá com a maior cara de tacho e minha mãe fazendo graça, dizendo que torcia pra eu nunca passar um aperto financeiro na vida, agora que ela já sabia como meu raciocínio funcionava.

A coleção do Tenement Museum é cheia de detalhes e itens pessoais dos antigos moradores, como retratos, escovas e livros
A coleção do Tenement Museum é cheia de detalhes. Foto do site do Tenement Museum, já que as fotos só são permitidas na entrada mesmo

Fomos andando em diferentes ambientes e no final do tour, passamos por alguns cômodos não restaurados que realmente me impactaram demais. Interessante pensar na diferença que existe entre um prédio antigo restaurado e um prédio antigo, que ficou por anos abandonado, e então foi parcialmente restaurado. O trabalho que fizeram é apenas incrível! 

O Tenement Museum tem uma coleção super rica em detalhes nos seus ambientes, justamente porque são recriados com artefatos, objetos e fotografias fornecidos por doações de colecionadores e de descendentes de antigos moradores e trabalhadores dos prédios, enquanto eles ainda estavam em funcionamento.

Foto do site do museu mostrando um dos cômodos com uma cadeira de balanço, uma mesinha, uma lareira e decoração
Um dos cômodos do tour que eu fiz. Foto do site do Tenement Museum

Informações Gerais

Ingressos

Se você quiser conhecer o Tenement Museum, recomendo fortemente a compra antecipada dos ingressos, pois o número de visitantes em cada horário é limitado. O esquema é aquele de Will Call: você compra na internet e depois retira os ingressos na bilheteria, mostrando o comprovante e identidade. E não se esqueçam de dar uma gorjeta para o guia no fim do tour, eles merecem. 😉

Foto do site do museu mostrando o quarto de uma família imigrante do século 19
Foto do site do Tenement Museum

Viajando com crianças

O Tenement não é a melhor opção para quem viaja com crianças, em especial crianças pequenas. A maioria dos tours só permite crianças a partir de 7 anos, mas eles recomendam mesmo para as com 8 anos ou mais. Há uma opção para crianças a partir de 4 anos, mas os melhores tours são justamente os que não permitem crianças pequenas. Por isso, leve em conta na hora do planejamento essas limitações e veja se vale a pena para o seu grupo ou se é melhor deixar para uma próxima.

Como encaixar na programação

Como comentei, os tours no Tenement Museum são curtos, não duram muito mais que uma hora, então dá pra juntar com outros passeios próximos. Opções ótimas do que fazer não vão faltar nessa região do Lower East Side, como os walking tours pelo bairro (que é cheeeio de história!), ou mesmo provar comidinhas e alguns dos doces do nosso Top 10 Doces, que ficam ali por perto. Além disso, você vai estar perto da região do Financial District e de Lower Manhattan, então dá para aproveitar o passeio em bairros próximos também.

Só não recomendo juntar com outro museu da região no mesmo dia, porque acho que pode ficar um pouquinho cansativo.

Foto do cheesecake da Eileen's Cheesecake, que fica ali pertinho do Tenement Museum
A Eileen’s Cheesecake fica ali pertinho do museu e dá pra encaixar na programação!

Vale a pena ir ao Tenement Museum? 

É até difícil explicar como é uma visita no Tenement Museum, mas esse mergulho na vida dura dos imigrantes realmente me marcou muito. A importância que o Tenement Museum tem por restaurar, preservar e celebrar a cultura do Lower East Side como um todo é sensacional. Vale MUITO a pena conhecer.

Eu adorei ter uma experiência assim mais imersiva em uma parte da história tão pouco relatada. A única desvantagem que achei no Tenement Museum é que só tem tours em inglês. Pela experiência que eu tive indo com a minha mãe, acho que com um inglês intermediário você já consegue entender a maior parte da história do prédio e o que aconteceu com as famílias. Mas, se você tem inglês muito básico ou nenhum, é provável que não aproveite tanto o que o seu guia vai contar.

Eu estou doida de vontade de voltar a visitar o Tenement Museum. Além de muito legal, acho super conveniente porque o tour não costuma demorar tanto tempo e você tem a chance de fazer um tour diferente a cada visita. Não é a toa que o índice de repeteco é super alto – e esta é a maior prova de que o Tenement Museum realmente vale muito a pena! 

Se você já estiver muito curioso, eles estão com algumas exposições digitais disponíveis no site. Tem inclusive uma sobre pessoas que viveram em meio a pandemia também. Consegue se identificar? hehe  

The Tenement Museum
Pra quem é indicado:
adultos e crianças a partir de 7 anos, com inglês intermediário
Como encaixar na programação: como não toma muito tempo, dá pra juntar com várias atrações do próprio Lower East Side ou Financial District
Local: 108 Orchard St, metrô nas linhas B, D, F, J, M, Z (Veja aqui como andar de metrô em Nova York)
Preço: entre US$27 para adultos e US$22 para crianças, estudantes e idosos
Avaliação VPD: