VPD Nova York
O que fazer

New York Yankees: jogo de baseball em Nova York

Hoje vou contar um pouco da minha experiência em um jogo de baseball no estádio dos New York Yankees, um passeio diferente, acessível e que agrada todas as idades!

O que não falta em Nova York são coisas pra fazer e fica até difícil encaixar na programação tantas atividades legais. Além dos muitos museus, pontos turísticos, parques e restaurantes, a cidade tem também opções de assistir partidas esportivas como de baseball, basquete e futebol americano.

Apesar do que muita gente acha, as partidas esportivas não são só para a torcida dos times ou para os fãs de esportes. Este tipo de evento é um verdadeiro espetáculo, com um clima super legal e uma experiência bem americana. Acaba sendo uma opção super democrática, que agrada todo mundo e eu adoro incluir nas minhas viagens para os EUA.

Nota: Sei que este tipo de programação está suspensa agora, por conta da pandemia, mas eu realmente acredito que tudo isso vai passar. Tudo passa, né gente? Então já fica a dica de uma programação muito divertida pra quando a gente puder aglomerar de novo. 🙂

A liga de baseball

Já vou avisando logo de cara: eu não entendo de baseball, e pra ser sincera, de nenhum esporte. Minha ida ao jogo dos Yankees foi mesmo por diversão e curiosidade, mas acabei pesquisando um pouquinho sobre a Major League Baseball pra não chegar lá totalmente perdida. Errei, pois deveria ter estudado as regras do jogo de baseball e não a liga, mas a intenção foi boa.

A Major League Baseball, ou MLB, é formada por 30 times, sendo 29 americanos e 1 canadense, que se dividem em 2 sub-ligas, a Liga Americana e a Liga Nacional, cada uma com 15 times. Essas duas sub-ligas são divididas em 3 divisões: Central, Leste e Oeste.

Nova York tem dois times de baseball e os dois fazem parte da Major League: os New York Yankees, que tem seu estádio no Bronx, e os New York Mets, com estádio no Queens.

o ingresso do jogo de baseball, em frente ao estádio dos Yankees.
As regras do baseball não são super intuitivas, vale estudar antes 😛

A temporada regular de baseball acontece entre os meses de Abril e Setembro, quando as equipes disputam 162 jogos (bastante, né?), e para saber as datas e locais de cada jogo basta clicar aqui e acessar o site oficial da MLB.

Terminada a temporada regular, os 10 times com melhor classificação passam para os Playoffs e vão disputar o título principal da liga. Os campeões de 2019 foram os Washington Nationals.

O estádio e o jogo dos Yankees

O estádio dos Yankees é um espetáculo por si só: super moderno, limpo, organizado, muito espaçoso, sem dúvidas o maior estádio que já vi na vida. A sensação de subir as escadas de acesso e dar de cara com aquele campo imenso é muito impactante!

Estádio dos New York Yankees, moderno e bem organizado.
O estádio é enorme e super moderno

Logo na entrada, depois de passar pela segurança, você já começa a se empolgar com os torcedores cantando o hino do time, música alta, lojinhas, bares, enfim, aquele agito que já te deixa no clima.

O próprio jogo é super animado, pessoas torcendo, gritando, música nos intervalos, brincadeiras e pessoas declarando seu amor no telão, brindes sendo jogados pro alto, bem bagunça mesmo.

Como um bom estádio americano, lá dentro você vai encontrar várias opções de comidas e bebidas para consumir durante o jogo. Nós chegamos mortos de fome no estádio e paramos no primeiro lugar que achamos lá dentro para comprar comida, antes mesmo de encontrar nossos lugares.

Erramos, claro, pois nossos lugares eram bem longe dali. Fizemos aquela comprinha básica: cachorro quente, batata frita, nuggets, nachos e cerveja, e fomos atrás dos nossos lugares. Andamos, subimos escadas, derrubamos batatas, a cerveja espirrou na comida. A lição que aprendi foi: ache seu setor primeiro, e só então procure a comida, num lugar próximo dele e não no lado oposto do estádio, ok? 😀

Dentro do estádio, esperando o jogo de baseball dos Yankees.
O clima do jogo é super animado

Tirando isso, deu tudo certo! Além de bem sinalizado, o estádio tem diversos funcionários indicando onde cada setor fica, e dentro dos setores você vê mais funcionários indicando os assentos.

Vi muitos banheiros próximos de cada setor, não exatamente limpos, mas tudo dentro do esperado para um estádio, além de “ilhas” de restaurantes e bares espalhados por todo canto (por isso afirmo, compre a comida perto do seu setor! hehe). O bom de ter bastante banheiro e bastante lugar pra comprar comida é que você não perde tempo em fila, e assim tem mais tempo pra curtir o jogo.

O estádio possui algumas áreas comuns, que eles chama de Social Gathering Locations, espaços abertos, muitos com mesinhas altas e com opções para comprar bebidas e comidas, para incentivar a interação entre os visitantes, além de proporcionar uma vista mais centralizada do campo. 

Nós acabamos ficando bastante nessa área, tiramos fotos com o campo atrás, compramos sorvete (uma sobremesinha, depois de toda a comida!), e assistimos um pouco do jogo em pé ali.

jogo de baseball no estádio.
Se você estiver indo só pelo entretenimento, os lugares mais distantes são bem suficientes!

Outra coisa que não pode faltar em estádios americanos: lojinhas com itens do time! O Yankee Stadium tem 3 lojas com itens como camisetas, moletons, bonés, chaveiros, uniforme do time, e uma delas tem também itens da história do time expostos, a Great Hall Store. Essas lojas são ótimas, principalmente se você quiser levar uma lembrança pra casa ou mesmo comprar um item oficial do time. 

Como a gente estava ali mais pelo entretenimento mesmo, e meu grupo de viagem, assim como eu, adora uma quinquilharia, acabamos comprando em algumas das muitas lojas ao redor do estádio.

Ali você vai ver alguns produtos verdadeiros, e outros que são claramente cópias, então é preciso ter aquele olhar mais atento na hora de escolher. Compramos imãs, chaveiros, bonés e moletons por preços um pouco menores dos que estavam sendo vendidos lá dentro, afinal, a gente queria entrar no clima!

lembrança do jogo: b.ola de baseball do time
Dá pra comprar várias lembrancinhas no estádio e fora dele!

O jogo no estádio dos Yankees é uma experiência legal para qualquer de grupo, achei o clima ótimo e vi pessoas de todas as idades, famílias com crianças, pessoas sozinhas, turmas de amigos, casais, todos se divertindo no mesmo ambiente.

As regras básicas do baseball

Eu cheguei no jogo dos Yankees sem saber as regras, e podia ter aproveitado um pouquinho mais se estivesse mais por dentro de tudo. Como não quero que você passe por isso, vou explicar as regras básicas de um jogo de baseball.

Já adianto:

  • é bem complicadinho, tá?
  • se você não quiser aprender sobre baseball, tá tudo certo. Eu fui sem entender e adorei. Se for o seu caso, pode pular pra próxima parte do post.

Resuminho:

Os jogos são disputados entre 2 equipes, cada uma com 9 jogadores, e o objetivo é rebater a bola lançada, percorrendo as 4 bases que compõe o campo.

As equipes se alternam entre o ataque e a defesa, e a cada dois turnos dessa alternância, completa-se uma “entrada”, que em inglês é chamada inning. Cada jogo tem 9 innings, e não há empates no baseball, então vão sendo adicionadas mais innings até que um time saia vencedor.

Até que 27 eliminações sejam feitas, o jogo não acaba. Uma eliminação acontece quando o time que está na defesa elimina 3 adversários do time atacante, quando acontece então a mudança de turnos e innings.

São 5 os tipos de eliminação: strikeout, flyout, groundout, forceout e tag out.

Já deu pra ver que é difícil saber o tempo de duração de um jogo de baseball, né? Em média, em uma partida equilibrada, em que os dois times jogam bem, o tempo de duração é por volta de 3 horas, mas tudo depende do desempenho dos times mesmo.

Os principais jogadores do time são o pitcher, que é quem arremessa a bola, o hitter, que é do time adversário e rebate a bola arremessada pelo pitcher e o catcher, que pega a bola arremessada caso o adversário não rebata.

Assim que o pitcher lança a bola, a função do hitter é rebatê-la e percorrer as quatro bases que compõem o campo até que algum jogador da defesa consiga devolver a bola para algum dos jogadores que guardam as bases.

Se o hitter não conseguir completar as quatro bases em uma só jogada, um outro jogador de seu time entra, para que ele retome da base onde parou.

São quatro bases no total. Quando um jogador alcança a quarta base (home plate) a salvo, o jogador anota uma corrida. As corridas são como pontos: o time que anotar mais corridas vence a partida.

Como chegar 

A forma mais prática de se locomover em Nova York é de metrô, e pra chegar no estádio dos Yankees não é diferente. O próprio site do time encoraja as pessoas a não irem de carro, tanto que eles não tem um estacionamento próprio do estádio, apenas locais conveniados ali por perto.

Eu fui e voltei do jogo de metrô (veja aqui nosso guia) e achei bem tranquilo o trajeto, principalmente porque você sai da estação e já dá de cara com a entrada do estádio. Minha impressão era de que o estádio era super longe de tudo, mas não é! Considerando o trajeto saindo de Midtown, por exemplo, ali na região da Times Square, você leva em torno de 25 a 30 minutos de metrô até o jogo.

o estádio visto de cima.
O acesso de metrô ao estádio é bem simples

No trem você já vai ver muitos torcedores com a camiseta do time, indo na mesma direção, então siga os torcedores na saída da estação, não tem erro. A estação que dá na porta do estádio é a 161st Street/Yankee Stadium, e os trens que fazem parada lá são o 4 (East Side) e o B e D (West Side).

Na volta, saímos uns 15 minutos antes do encerramento do jogo, porque imaginamos que o metrô ia estar abarrotado de gente assim que acabasse, e realmente, mesmo 15 minutos antes ele já estava cheio. De qualquer forma, deu tudo certo e não passamos nenhum perrengue, entramos em uma fila e logo passamos da catraca em direção aos trens.

Como comprar ingressos 

Os ingressos para os jogos dos Yankees podem ser comprados no site da liga, e o seu revendedor oficial é a Ticketmaster (clique aqui para acessar). Também é possível comprar na bilheteria do estádio ou em sites de quem comprou e não vai mais ao jogo, como o Stubhub.

ingresso comprado na hora, na bilheteria do estádio.
Você pode comprar os ingressos com antecedência

Crianças menores de 3 anos e que tenham até 76 cm de altura não pagam ingresso, mas devem sentar no colo dos pais.

Ingressos na bilheteria

Eu comprei os ingressos na hora e direto na bilheteria, estávamos em um grupo de 4 pessoas e como não tínhamos muita certeza se iríamos mesmo ao jogo, preferimos deixar para decidir durante a viagem.

Nem eu e nem ninguém do grupo é fã de esportes, a nossa intenção era realmente fazer uma programação diferente e conhecer a experiência de um jogo de baseball nos Estados Unidos, então o lugar de onde veríamos o jogo não era um ponto importante para nós. Estávamos ali pelo passeio mesmo.

Se você é fã de baseball ou faz questão de sentar num lugar bacana, comprar o ingresso com antecedência é uma forma de garantir que verá o jogo em uma área legal e que não vai pagar mais caro por isso, como vai acontecer se deixar pra comprar na bilheteria.

A gente conseguiu comprar na hora!

Chegamos com uma hora e meia de antecedência ao estádio, pois estávamos com medo de ter fila para comprar os ingressos, mas estava super tranquilo, tudo super bem organizado. 

Perguntamos na bilheteria qual seria o ingresso mais barato, e a funcionária nos mostrou no mapa do estádio onde eles ficavam, o preço por pessoa foi $13 dólares, no setor 434A, que fica no andar mais alto, o 4.

Esse setor é realmente bem lateral e bem alto, mas como a idéia era mesmo conhecer o estádio e a experiência, não nos arrependemos. O problema maior nem foi a vista do campo (afinal não sabíamos muito das regras do jogo), mas sim o vento gelado que batia ali naquela altura. Se a gente quisesse realmente acompanhar o jogo, ter comprado um ingresso um pouco melhor (provavelmente com antecedência para economizar) poderia ter feito mais sentido.

Ingressos pela Ticketmaster

Como a Ticketmaster é o revendedor oficial da liga de baseball, vou ensinar como você pode comprar os ingressos pelo site deles, caso opte pela compra antecipada e não na bilheteria.

1.) Clique aqui para acessar o site. Se atente sempre para a cidade em que o jogo vai acontecer e tome cuidado para não comprar para o lugar errado. Selecione o botão “Home” para ver os jogos que acontecerão em Nova York.

filtre por “Home” para ver apenas os jogos em Nova York.

2.) Depois de localizar a data e o jogo que quer ver, você verá 3 opções: o ingresso:

  • Ingresso regular
  • Pinstripe Pass
  • Premium Seating.
as 3 opções de ingressos disponíveis para os jogos.

O primeiro ingresso da imagem seria o regular, com lugar marcado, em que você escolhe o setor que deseja sentar, a fileira e o assento, e os preços variam de acordo com a escolha.

No caso do Premium Seating, são os lugares mais caros e mais próximos do campo, com preços que podem chegar a até $1.000 dependendo do jogo.

Todos os setores numerados são opções de ingressos do tipo regulares. Os setores com nomes são as opções Premiums.

mapa dos setores do estádio de baseball do New York Yankees.
mapa de setores do Yankees Stadium.

Já o ingresso do tipo Pinstripe Pass tem algumas regrinhas: ele tem preços a partir de US$15 dólares, dependendo do jogo, e inclui uma bebida, que pode ser cerveja, refrigerante ou água, e você não tem um assento para o jogo, mas pode assistir em pé de qualquer das áreas coletivas do estádio, e pode transitar entre elas.

Qual ingresso escolher vai depender da proposta do jogo pra você. Para quem é fã mesmo, um assento Premium pode ser um bom investimento, mas, para quem vai ao jogo só pra curtir a experiência, um ingresso básico em um setor que caiba no seu bolso é mais que suficiente.

3.) Escolhido o tipo do ingresso e os lugares (lembrando que pro Pinstripe você não escolhe e nem tem um lugar), o próximo passo é escolher a forma de entrega. 

print do site Ticketmaster explicando opções de entrega dos ingressos.
são duas opções de entrega, pelo celular ou retirada na bilheteria.

São duas opções e nenhuma tem custo adicional, você pode optar por mostrar os ingressos pelo celular, por meio de um aplicativo vinculado à sua conta da Ticketmaster (Go Mobile), ou por retirar na bilheteria, o will call. Para evitar perder tempo retirando, a opção de celular pode ser mais prática, mas veja qual funciona melhor pra você! 🙂

4.) Depois de escolhida a entrega, é só concluir seu cadastro no site da Ticketmaster, caso ainda não tenha, e realizar o pagamento por cartão de crédito. Lembrando que você precisa de um cartão habilitado para compra internacional e que será cobrado o IOF de cartão de 6,38% do valor da compra, pois é uma transação internacional.

Dicas para aproveitar

Se programe

Acho que essa dica vale para tudo nessa vida, né? Aeroportos, entrevistas de emprego, shows, partidas esportivas, chegue com um pouquinho de antecedência e evite correria. 

Caso tenha adquirido ingressos antecipadamente, já deixe o aplicativo em que apresentará os ingressos baixado, dê print dos ingressos e se for trocá-los na entrada, já deixe no jeito o código de confirmação e o e-mail recebido na hora da compra. Tenha sempre com você um documento oficial com foto.

Não esqueça de anotar o trajeto de metrô até o estádio, tanto da ida quanto da volta, antes de sair do hotel, enquanto ainda tem uma conexão de wi-fi garantida.

Como encaixar no roteiro

Idealmente, faça uma programação mais leve no dia do jogo, pois as partidas costumam começar as 19h05 e o tempo de duração depende do desenrolar do jogo. Opte por um passeio logo cedo e se der, passe no hotel para descansar um pouco a tarde.

Se agasalhe

Assim como em qualquer estádio a céu aberto, mesmo que parcialmente aberto, como é o caso do Yankee Stadium, o vento bate com uma intensidade maior, e quanto mais alto for seu assento, mais frio vai fazer.

passando frio e cheia de casacos no jogo de baseball.
Passando frio no jogo de baseball dos Yankees!

No dia que fui ao jogo tava um clima frio pros meus padrões (uns 12 graus), então eu já estava bem agasalhada. À medida que foi escurecendo, a temperatura foi caindo e o vento foi ficando mais forte e mais gelado, saímos de lá congelando! Então, independente do clima, se agasalhe e leve em conta que lá vai estar mais frio do que em outros lugares da cidade.

Crianças no jogo de baseball

Crianças são mais que bem vindas no jogo de baseball, que é uma atração pra família toda. Vi muitas crianças curtindo o jogo com a família, é um ambiente bem amigável mesmo.

Além disso, o estádio tem um espaço reservado para as crianças brincarem, um playground que imita um campo de baseball e brinquedos interativos, além de uma área coberta e com televisões para os pais poderem acompanhar as crianças sem perder o jogo. Ali têm também banheiros com trocadores e locais para amamentação.

Essa área chama-se Plymouth Rock Kids Clubhouse, pode ser usada por qualquer pessoa, independente do ingresso comprado, e fica no nível 3 do estádio, do lado direito.

Itens proibidos

Milagrosamente, no dia do jogo estávamos com tempo sobrando pois a compra dos ingressos foi super rápida, então aproveitamos para dar umas voltas pelas lojinhas. Meia hora antes do começo do jogo, entramos na fila pro estádio, que era quase inexistente pois as entradas são divididas por setores, super organizado!

Na hora da revista das bolsas, eis que descobrimos: não é permitido entrar com pau de selfie. Antes que você me julgue, a gente estava com aquele cabo maior da câmera GoPro, que é considerado pau de selfie, hehe.

Perguntamos onde poderíamos guardar, e claro, por medida de segurança eles não têm nenhum armário no estádio, teríamos que achar um local do lado de fora para guardar. Por sorte, um segurança simpático nos indicou uma loja que poderia guardar pra nós.

Lá fomos nós, andamos 2 quadras atrás da loja, uma multidão seguindo em direção ao jogo, a gente andando na direção contrária, eu só pensava na fila que pegaríamos para entrar.

Chegando na loja, os lockers estavam lotados, nos indicaram uma outra loja, e nesse ponto minha amiga já estava considerando jogar o cabo no lixo. Por fim, achamos um lugar e por $20 conseguimos guardar o bendito cabo. No fim, deu tudo certo.

As bolsas e mochilas não podem ultrapassar o tamanho de 40 cm x 40 cm x 8 cm, ou seja, o tamanho de uma mochila grande, e alguns outros objetos como bebidas, latas, garrafas de vidro, também são proibidos. Clique aqui para ver a lista completa dos itens que você não pode levar pro estádio.

Vale a pena?

Se você gosta de esportes, tem curiosidade em assistir um jogo nos Estados Unidos ou apenas quer incluir uma programação diferente na viagem, vale super a pena.

Admito que fiquei com certa preguiça de ir ao jogo quando meus amigos sugeriram o passeio, pensei em ver uma peça na Broadway ou mesmo jantar em algum lugar enquanto eles estivessem lá, mas acabei cedendo e curti muito cada parte da experiência.

Você não precisa curtir baseball para adorar ir a uma partida dos Yankees. Se você curtir o esporte então, essa experiência será incrível com certeza!

Se você for ao jogo, curta o estádio, o clima animado, as comidinhas tradicionais, tire muitas fotos de lembrança e depois me conte o que achou! 😉

Jogo de Baseball no Yankee Stadium
Pra quem é indicado
: todas as idades
Como encaixar na programação: programas mais leves durante o dia, possibilitando uma passada no hotel antes de seguir pro jogo.
Local: 1 E 161 St, The Bronx, NY – Metrô estação 161st Street/Yankee Stadium, linhas 4 (East Side) B e D (West Side).
Horários: variam de acordo com o jogo
Preço: a partir de US$12 na bilheteria ou pela Ticketmaster
Avaliação VPD: