VPD Nova York
Preparativos

Nova York em Janeiro: clima, eventos e dicas pra aproveitar

Esse post de Nova York em Janeiro faz parte de uma série que vai formar o Guia de Nova York mês a mês, com um post recheado de dicas e informações do que você pode esperar encontrar na cidade em cada mês do ano. Conforme eu for postando os próximos meses, deixo os links aqui. 🙂

Como é Nova York em Janeiro?

Passada a agitação do Ano Novo, Nova York em janeiro é gelada e relativamente calma se a gente comparar com outras épocas do ano. Junto com a queda das temperaturas, vem a queda dos preços, dos tempos de filas e muitas oportunidades de economizar.

A imagem mostra a Renata com um casaco grande de inverno com capuz e gorro.
Não esqueça do casacão e das roupas térmicas em janeiro!

Para aproveitar bem Nova York em Janeiro, é preciso estar equipado com as roupas certas, uma dose extra de pique e talvez de vitamina C, mas quem gosta ou está disposto a enfrentar o frio, vai ser recompensado com economia, menos multidões e paisagens bem bonitas se a neve resolver dar as caras. 

O que aproveitar em Nova York em Janeiro?

  • Hotéis mais baratos
  • Cidade mais vazia
  • Muitas oportunidades para economizar em eventos como o Restaurant Week e Broadway Week
  • Programações de inverno

A que ficar atento em Nova York em Janeiro?

  • Frio intenso e dias curtos
  • Possibilidade de neve

Lotação e preço de Nova York em Janeiro

Janeiro é historicamente o mês em que Nova York fica mais vazia (ou menos lotada, depende do ponto de vista). Nessa época, as taxas de ocupação dos hoteis atingem o seu menor índice e como consequência, os preços das diárias também ficam mais atrativos. Isso acontece por causa do clima severo que espanta muita gente, mas pode ser a alternativa que fecha a conta para quem viaja com o orçamento apertado.

Só vale ficar atento ao comecinho do mês, quando os preços e a lotação ainda estão mais altos, por conta da galera que veio passar o Ano Novo na cidade e ainda não foi embora. Se você puder, evite marcar sua viagem ou pelo menos fuja das atrações mais populares logo nesses primeiros dias do ano que depois vai ficar tudo bem mais vazio. Vai valer a pena esperar! 😉 

Clima de Nova York em Janeiro

Janeiro é um mês de frio intenso, dias curtos e possibilidade de neve – que às vezes é bonita, mas tem um lado de atrapalhar um pouco a viagem na minha opinião. Se você estiver viajando em Janeiro com interesse de ver neve, veja todas as nossas dicas sobre isso aqui.

A neve é uma possibilidade, mas o frio é uma certeza!

Apesar da neve ser uma possibilidade, ela pode não aparecer então não crie expectativas com relação a isso. Já o frio, esse vai ser presença garantida durante a viagem mesmo. Além disso, do clima de Janeiro, o que mais me incomoda são os dias curtos. Pensando nisso, minha dica é priorizar as atividades em ambiente aberto nas poucas horas de sol para minimizar o seu desgaste ao longo da viagem. 

  • Média de Máxima em Janeiro: 3,3ºC
  • Média de Mínima em Janeiro: -2,8ºC
  • Índice de chuva: 92,71 mm
  • Possibilidade de neve: alta, em dias esporádicos ao longo do mês
Gráfico sobre o clima em Nova York em janeiro: temperaturas médias, média de chuvas, média de neve e horas de sol em média.

Fonte: Weather.com

Compras em Nova York em Janeiro

Em Janeiro existe uma quantidade razoável de promoções, motivadas especialmente pelo movimento menor pós festas de fim de ano e também pelo turismo menos aquecido. 

A chance de descontos é maior próxima do feriado de Martin Luther King, já que muitas lojas aproveitam essas datas para trazer grandes ofertas. Os descontos costumam aparecer já no final de semana que antecede o feriado, então fique atento!

Só não espere grandes ofertas de casacos de inverno, já que eles ainda estarão com muita procura em Janeiro, ápice do inverno.  

Eventos em Nova York em Janeiro

Nova York é a cidade onde TUDO acontece e não é meu objetivo listar aqui toda a infinidade de eventos que rolam em qualquer mês na cidade que não dorme e não pára nunca. 

Estou focando no que eu considero principal ou mais conhecido no calendário de programações, porque preciso estabelecer um limite e um filtro aqui, assim como você também precisará fazer na hora de planejar a sua viagem.

De qualquer forma, se quiser saber mais do que vai estar rolando na época da sua viagem, sempre vale dar uma olhadinha no TimeOut antes da sua viagem pra saber de todas novidades. E se sentir falta de algum evento que você gosta muito, me conta nos comentários porque esta lista será sempre atualizada. 

Pista de patinação no Rockfeller Center, onde algumas pessoas estão patinando. Essas pistas funcionam em janeiro!
As pistas de patinação ainda estão pela cidade em janeiro

Importante: estou colocando aqui o calendário tradicional de eventos de Nova York em Janeiro, mas por causa da pandemia, parte desses eventos não acontecerão em 2021. Vou marcar com o símbolo todos os eventos que foram cancelados ou postergados para o próximo ano e a gente fica aguardando ansiosamente pelo retorno em 2022. 🙂 

Vale ficar de olho

  • Pistas de patinação: o frio tem suas vantagens, e entre elas está a presença de várias pistas de patinação pela cidade para crianças e adultos aproveitarem. Bem estilo cena de filme, e pode ser bem divertido! 
  • Últimas dias das comemorações de fim de ano: algumas das mais clássicas e maravilhosas atrações de fim de ano de Nova York, prolongam suas apresentações para pelo menos alguns dias de janeiro. As mais conhecidas são:
    • Iluminação da Árvore de Natal do Rockfeller Center: a mais tradicional árvore de Natal da cidade.
    • Radio City Christmas Spectacular :clássico show de natal da Rockettes.
    • Holiday Train Show na Grand Central Station: exposição do New York Transit Museum na Grand Central Station traz trenzinhos passeando por uma maquete cheia de detalhes, com miniatura da própria Grand Central e de alguns outros ícones da cidade, passando por outras paisagens até chegar no pólo norte. Se você já for passear na Grand Central Station, não custa nada dar uma olhada. 
    • Holiday Train Show no New York Botanical Garden (Bronx):  essa maquete de fim de ano é feita com itens naturais como folhas secas, sementes, frutinhas, cascos de árvores, além dos trenzinhos em miniaturas que passeiam pelas diferentes paisagens. 
    • Árvore de Natal de Origami no Museu de História Natural: os ornamentos dessa árvore de Natal são feitos de origamis de diferentes animais. Algo legal para você dar uma olhada caso vá ao museu logo no começo de janeiro.  
  • New Year’s Day Swim: daquelas doideiras que a gente vê em Nova York. Em pleno 1 de janeiro, em meio a temperaturas congelantes, o Polar Bear Club de Coney Island (um clube de nado no inverno) promove o já tradicional New Year Day Swim para quem tem coragem e vontade de dar um mergulho nas águas geladas. Você sempre pode ir só pra assistir se tiver curiosidade de ver. Existe uma doação sugerida aos participantes e o dinheiro arrecadado é doado para uma causa ou organização beneficente. 
  • No Pants Subway Ride : um dos eventos mais engraçados, com certeza. O ImprovEvery, uma organização que faz cenas de improviso coletivo, promove todos os anos esse dia especial para andar no metrô sem calças em pleno inverno. Veja que não é um dia que todo mudno sai de casa sem calça nem nada assim, tá? Só as pessoas que participam do evento ficam sem calça no metrô (só isso, super normal!). Costuma acontecer sempre no segundo domingo do ano e para participar, você pode acompanhar o ImprovEvery nas redes sociais, confirmar sua presença e seguir as instruções que eles te derem. Marquei com a exclamação porque acredito que seja bem provável ser cancelado
  • Restaurant Week : evento super conhecido que acontece também em várias cidades do Brasil. Durante a Restaurant Week, os restaurantes participantes oferecem menus especiais por um preço fixo pré estabelecido. É uma chance de se surpreender com os pratos e não com a conta em vários restaurantes legais da cidade.  Não se manifestaram ainda sobre 2021, mas por incentivar o consumo em restaurantes que sofreram muito com a pandemia, acredito que é provável que mantenham o evento sim. Qualquer novidade, atualizo aqui.
Imagem de um playbill, uma revistinha que traz informações dos musicais da Broadway. Nesse caso ele é do musical Frozen e está sendo segurado dentro do teatro.
A Broadway Week oferece 2 ingressos pelos preço de 1

Eventos culturais

  • NYC Must-See Week: evento especial com participação de várias das principais atrações turísticas da cidade, em que você consegue comprar dois ingressos pelo preço de um. Cada atração pode ter suas regras específicas, mas é sempre uma boa oportunidade de economizar. Ainda não se manifestaram sobre 2021.
  • Broadway Week : evento especial que acontece duas vezes por ano para incentivar a ida aos teatros da Broadway, oferecendo dois ingressos pelo preço de um
  • New York City Ballet :O New York City Ballet costuma fazer uma temporada de seis semanas de apresentações de inverno. Em 2021, não vai acontecer devido a pandemia. 
  • The Metropolitan Opera : o Metropolitan Opera segue sua temporada de apresentações para quem gosta desse estilo tão particular e que envolve tanto talento. A temporada de 2020-2021 foi cancelada então as apresentações estão previstas para retornar só para a nova temporada, em setembro/2021.
  • Winter Jazzfest : festival de jazz que reúne bandas e músicos do mundo todo, tocando em diferentes casas de shows pela cidade. 
  • The Winter Show : uma espécie de exposição de antiguidades com curadoria exigente, com um lado beneficente também. Será online em 2021.  
  • Shows pela cidade : qualquer grande turnê que se preze dos principais artistas do mundo inclui pelo menos alguns shows em Nova York. Assistir aquela banda ou artista que você ama pode ser um jeito de tornar sua viagem mais especial e muitas vezes é mais em conta do que no Brasil. Não deixe de checar o calendário de shows na época da sua viagem, independente do mês que você escolher ir – é claro, considerando que sua viagem ocorra pós pandemia, já que agora a gente passa longe desse tipo de aglomeração.  

Partidas esportivas

  • Jogos de basquete da NBA : em janeiro há sempre vários jogos da NBA rolando em Manhattan e no Brooklyn. O New York Knicks sempre joga no Madison Square Garden enquanto o Barclays Center é a casa do Brooklyn Nets. Eu AMO os jogos da NBA e acho que a experiência é um show que vai muito além do jogo de basquete por si só. A temporada de 2021 também será afetada pela pandemia e não deve trazer presença de torcida. 
  • Partidas de Hockey da NHL : a temporada da NHL ainda está rolando em janeiro, com jogos do New York Rangers no Madison Square Garden e do New York Islanders, no Barclays Center e Nassau Coliseum. Em 2021, devido a pandemia, os jogos devem acontecer sem a presença de torcida.

Outros

  • Three Kings Day Parade: parada realizada pelo El Museo del Barrio no Dia de Reis. Não vi nada oficialm mas enquanto a pandemia durar, acho que nenhuma parada dessas vai rolar, né? Deve ficar pra 2022 em diante.
  • Feriado de Martin Luther King: feriado que ocorre na terceira segunda feira de janeiro. Além de uma lotação adicional muuuito leve (para mim, imperceptível) o feriado pode alterar o horário de funcionamento de alguns poucos locais. Sempre vale ficar de olho.
  • New York Boat Show : evento anual para os fãs de barco e pesca. Como não sou fã, vou parar por aqui. 🙂  

Dica especial para Janeiro

Dê a devida importância ao frio na hora de montar sua programação dia a dia e tome decisões estratégicas para se desgastar menos. Tente concentrar as atividades mais abertas nos dias mais amenos ou nos horários de sol e deixe para fazer atividades internas, como museus, nos dias e horas de mais frio.