VPD Nova York
Preparativos

Neve em Nova York: melhores épocas e dicas para ver

Quando comecei os vídeos de NYC no canal, fiquei surpresa com a quantidade de perguntas sobre neve em Nova York! Acho que essa é a pergunta que eu mais recebo aqui até hoje e não é a toa. Muita gente pensa em Nova York com aquele cenário de filme de natal, com a neve formando um tapete fofinho no chão e caindo lindamente nas ruas.

A neve em NY é diferente do cenário de filme que a gente imagina!
A neve em NY é diferente do cenário de filme que a gente imagina!

A neve pode deixar qualquer lugar ainda mais bonito mesmo, mas a realidade nova iorquina é bem diferente desse cenário de filme. Por isso mesmo resolvi fazer esse post para esclarecer tudo que você precisa saber sobre neve em Nova York. 

Quando neva em Nova York?

Já começo dizendo que infelizmente a resposta não é exatamente o que a maioria das pessoas gostaria. Nova York NÃO é uma dessas cidades que neva durante o inverno todo, formando pilhas de neve em todos os cantos.

São cerca de 10 a 12 dias de neve por ano e em alguns deles (uns 30% pela minha conta de padaria), o que a gente vê é uma neve fina que molha a rua e causa pequenos pontos de acúmulo que não demoram muito pra se dissipar.

Se você achou isso uma má notícia, vou te dar três motivos para talvez mudar de opinião: 

  • Neve pode ser bonita de apreciar por uns minutinhos e tirar várias fotos, mas em termos práticos, ela é desgastante e atrapalha o seu aproveitamento da viagem. Eu não sou muito fã da neve em Nova York pra falar a verdade, porque acho que deixa o chão escorregadio demais e eu sou muito desastrada. Já passei muita humilhação na vida por conta disso – como turista e residente mesmo. Se você se deparar com a neve na cidade, ótimo. Curta suas fotos, seu momento, e depois o melhor que pode acontecer é ela passar logo mesmo.  
  • Se você sonha em ver mais neve do que talvez encontre em Nova York, você ainda tem a opção de fazer um bate e volta para outras cidades com mais neve. Assim você consegue aproveitar duas coisas (Nova York e a neve) separadamente.
  • Algumas das atividades clássicas que as pessoas relacionam com a neve, como patinar no gelo, acontecem nessa época independente de nevar ou não. Você vai curtir o clima de inverno em Nova York com ou sem neve. 
Vale tomar cuidado com o chão, que fica super escorregadio nos dias de neve
Vale tomar cuidado com o chão, que fica super escorregadio nos dias de neve

Qual a melhor época pra ver neve em Nova York?

A neve costuma cair em dias esporádicos de Novembro a Abril, com maior probabilidade de Janeiro a Março. Pode acontecer de nevar em outros meses, como uma nevinha sem pé nem cabeça em Maio ou Outubro a cada não sei quantos anos, mas é bem raro. 

No gráfico abaixo você encontra as médias de volume de neve e de quantidade de dias de neve em cada mês, nos últimos 5 anos. Ainda assim, sempre vale avisar: esse número varia muito de um ano pro outro, e essa média só pode te ajudar a ter uma estimativa mesmo.

Gráfico da média de dias de neve e média de volume de neve em Nova York
Fonte: NOAA

Sério, eu queria muito trazer aqui um número mais preciso de previsão de neve porque sei que é o sonho de muita gente viver essa experiência em Nova York, mas este é o mais preciso que dá pra ficar mesmo.

Depois de alguns dias analisando os diferentes índices de neve do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), percebi que há uma variação bem significativa de um ano pro outro. Como tudo de clima né? A pedra no sapato de quem ama se planejar com antecedência. Se você é curioso e quiser ter uma idéia dessa variação, esse resuminho do histórico de neve na região região do Central Park nos últimos 150 anos (!!) pode mostrar o que estou querendo dizer.

Eu analisei muitos dados históricos de queda de neve, em especial na última década, pra você não precisar fazer isso. O que eu vi é que alguns anos trazem um volume maior de neve em Março, enquanto outros trazem uma concentração maior em Fevereiro. Janeiro é mais constante com um volume de neve significativo quase todos os anos, mas também não é uma regra.

Ou seja, se você perguntar por aí, pode ouvir de um amigo seu que ele pegou muita neve exatamente na mesma época que seu outro amigo disse que não viu nada de neve! E aí? No fim, a experiência de nenhum dos dois tem garantia de se repetir na sua viagem.

Mesmo o meu gráfico aí em cima poderia ser muito diferente se eu tivesse escolhido mostrar a média de 3 anos ou 10 anos em vez de 5 anos. Aliás, depois de analisar dados diários e os consolidados mensais, eu optei por usar o período de 5 anos porque achei que é uma média consistente para reduzir efeitos pontuais de um ano específico mas também não “carrega” dados de muito antigamente.

Agora, antes que eu me empolgue falando das planilhas da base de dados do NOAA, vou voltar ao ponto que importa: ninguém vai poder te dizer exatamente quando vai ter aquele dia de neve mais forte, que cobre todo canto, dura um tempão e realmente faz a cidade ficar muito bonita. São acontecimentos bem esporádicos e em algum grau, vai depender de sorte mesmo.

É difícil dizer com certeza em quais dias vai nevar
É difícil dizer com certeza em quais dias vai nevar

Às vezes algumas pessoas me falam a data da viagem delas e me perguntam se eu acho que elas vão ver neve, mas a verdade é que ninguém tem essa bola de cristal. Seria a mesma coisa que eu te perguntar se vai chover na sua cidade no dia 4 de março do ano que vem, com base na sua experiência morando lá. Março é um mês que chove bastante e tal, mas não tem como você saber o que vai acontecer nessa data certinho, concorda? O mesmo vale pra neve! E pior que neva bem menos do que chove, então é até mais complicado! 

O ideal mesmo é marcar sua viagem sem criar essa expectativa de que PRECISA nevar, pra evitar que você se frustre se as coisas não forem do jeito que você está esperando. Deixe a neve ser uma possibilidade de surpresa boa em vez de uma decepção. Agora, se a ideia de neve te agrada muito, faça sua aposta entre Janeiro e Março. Vou ficar na torcida por você! 🙂

Dicas para aproveitar a neve em Nova York

Sempre vale lembrar que a neve afeta sua vida além das fotos. Venha preparado para o frio e para os outros efeitos que ela causa. Separei aqui algumas dicas rápidas pra te ajudar a curtir tanto a neve como o resto da cidade apesar dela! 🙂

Se vista de acordo

Ainda vou fazer um post de dicas de frio, mas até lá, já fica a dica aqui: além de roupas quentes em camadas (que você deve precisar usar com ou sem neve se viajar no inverno), considere usar uma bota e um casaco impermeável ou mais resistente. Pode parecer óbvio, mas muita gente esquece que neve molha, e não tem coisa pior do que ficar molhado no frio, né? Eu já peguei neve de All Star no pé e realmente não recomendo.

Para os mais friorentos, pode ser uma boa idéia comprar alguns sachês descartáveis que aquecem as mãos e os pés. São super baratinhos e úteis.

Cheque sempre os aplicativos de previsão do tempo 

Além de verificar a temperatura esperada antes da viagem, veja a previsão todo dia de manhã pra ter uma idéia mais precisa do que você vai encontrar, já que a previsão vai mudando toda hora e só fica mais certeira com menor antecedência. As vezes você viu no domingo que tá previsto pra nevar na quarta-feira, mas quarta de manhã já mudou pra quinta, sexta ou até saiu da previsão. Avalie a probabilidade de neve e de chuva, e fique equipado de acordo com o que estiver previsto para o dia! 

Faça um roteiro estratégico

Defina sua programação de acordo com o clima, para evitar desgaste. Deixe atividades em ambiente fechado (e temperatura controlada) para os dias mais frios e tente mesclar atividades externas com atividades internas sempre que possível. Mesmo que você queira curtir o frio e a neve, dificilmente você vai querer fazer isso durante um dia inteiro. Ninguém quer ficar doente no meio da tão sonhada viagem, né? Equilibre as coisas que você vai conseguir aproveitar tudo melhor. 

Nos dias mais frios ou com neve, inclua programações em ambiente fechado
Nos dias mais frios ou com neve, inclua programações em ambiente fechado

Comidas quentinhas

Sabe uma coisa que é deliciosa no frio? Várias comidinhas aconchegantes que além de saborosas, te deixam quentinho. Essa é a hora de curtir essas delícias sem culpa, já que você precisará se aquecer. Alternativas não faltam: um dos milhares de chocolates quentes incríveis, uma bela massa, um noodle, fondue, ou mesmo ir num bar tomar um drinque que te esquente. Escolha o que te agradar e aproveite! 

Aproveite os dias frios pra comer uma comida quentinha!
Aproveite os dias frios pra comer uma comida quentinha!

Entre no clima

Talvez você já tenha percebido (até porque eu já declarei com todas as letras) que eu não sou fã desse clima mais frio com neve, mas mesmo assim é inegável que ele tem algo de mágico.

Por aqui, quando a neve começa a cair, a Julia (minha filha de 3 anos) começa a gritar feliz da vida e gruda a cara na janela do apartamento pra acompanhar. Logo você vê crianças curtindo brincadeiras de neve, todo mundo tirando fotos e admirando a paisagem (por alguns minutos! haha). Mesmo quando não neva, esse clima de frio tem um super charme. Se você visitar no fim do ano, ainda junta com a celebração de Natal e fica ainda mais incrível.

A época de Natal em NY é incrível!
A época de Natal em NY é incrível!

Nova York tem algo especial e único em cada época do ano, como a gente já falou aqui, mas o frio tem um charme diferente mesmo. Acho ainda mais legal o fato de ser um clima tão diferente do que a gente vê no Brasil, então faz tudo ainda mais único! Aproveite esse clima, as paisagens, as programações especiais, as oportunidades de foto e a chance de tirar os casacos do armário! 

Depois marca a gente lá no Instagram nas fotos incríveis que você tirar e conta pra gente o que achou.