VPD Nova York
Preparativos

Clima e temperatura em Nova York por mês

O clima tem um peso gigante em todo o planejamento de qualquer viagem e isso é ainda mais importante quando a gente fala de Nova York. As diferenças de clima em cada estação são tão grandes que é quase como viajar para um lugar diferente em cada época do ano: as paisagens mudam, as programações mudam e praticamente a cidade toda se transforma.

Eu já falei um pouco de clima no post sobre a melhor época pra ir a Nova York, mas como esse é um assunto tão importante, achei que valia a pena também esse post separado com mais detalhes.

A temperatura muda e toda a paisagem da cidade também!
A temperatura muda e toda a paisagem da cidade muda também!

Como é o clima em Nova York?

Nova York é uma cidade dos exageros: faz muito frio e também muito calor, dependendo da época das sua visita. As estações do ano são super bem definidas então você pode esperar aquele cenário clichê em cada uma delas: primavera florida, outono com folhas caindo, inverno gelado e todo mundo derretendo no verão.

As estações são super bem definidas em Nova York

Quando a gente pensa em clima, normalmente se dá por satisfeito em saber a temperatura, mas para a sua viagem a Nova York, você precisa olhar pelo menos 3 variáveis.

  • Temperatura (claro!)
  • Sensação térmica
  • Horas de sol

Isso sem falar de índices de chuva e neve, que também são importantes. Vou falar um pouco disso tudo nesse post, mas só de ir olhando os gráficos abaixo você já consegue saber o principal. 

Temperatura em Nova York por mês

Aí embaixo você encontra as médias de temperatura em cada mês e dá pra ver bem a variação gigante que existe ao longo do ano. Por isso que é tão importante levar isso em conta na hora de escolher quando você vai viajar.

Gráfico de temperatura em Nova York por mês
As temperaturas variam muito ao longo do ano!

Ainda mais drástica do que a temperatura oficial, é a tal da sensação térmica que não aparece nessas médias de previsão, mas durante a sua viagem, você vai conseguir checar a situação antes de sair de casa/hotel.

Em geral, a sensação térmica dá uma exagerada em qualquer temperatura: ou seja, você vai sentir mais calor e mais frio do que o termômetro aponta, porque a sensação térmica sempre tem uma diferença de uns grauzinhos a mais (no calor) ou a menos (no frio).

Outro detalhe super importante e que impacta bastante a experiência de quem visita Nova York são as horas de sol, já que os dias são muito mais curtos nos meses frios.

Sem brincadeira, a diferença é bem grande mesmo, é só olhar o gráfico abaixo ou a tabelinha com os horários de nascer e pôr do sol para entender que isso realmente vai impactar a sua viagem. Tá certo que o horário de verão também acentua essa diferença, mas nos meses quentes, costuma ficar escuro só as 20h-20h30, enquanto nos meses mais frios por volta de 16h30 já está de noite. 

Gráfico da duração do dia em Nova York
A duração dos dias de acordo com os meses
Gráfico de horários de nascer e pôr do sol em Nova York, que afeta a temperatura e o aproveitamento
Os horários em que o sol nasce e se põe

Pra quem pretende tirar o máximo de proveito de cada horinha da viagem, isso faz uma baita diferença. Primeiro que nos meses mais quentes, o dia rende mais já que é mais agradável ficar na rua até tarde. Já nos meses de inverno, o sol deixa os dias um pouquinho menos gelados e quando ele vai embora, as temperaturas também caem ainda mais. Resultado: é bem mais desgastante continuar na rua por mais tempo no inverno.  

Chuvas em Nova York por mês

Tem quem ame o frio, tem quem ame o calor, mas nunca conheci ninguém que amasse um dia de viagem com chuva. Apesar dela ser parte da nossa vida e também uma probabilidade real em viagens em qualquer época do ano, a situação é um pouquinho diferente de acordo com o mês escolhido.

Gráfico das chuvas em Nova York por mês
A quantidade esperada de chuva e de dias de chuva em cada mês

Tem uma diferença de estilo de chuva também: no verão elas são torrenciais, mas mais rápidas enquanto no inverno elas costumam ser mais persistentes e duradouras, apesar de mais fracas. Isso dito, tem sempre boas opções de programações para dias de chuva pela cidade. 

Quando dá pra ver neve em Nova York?

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo, por isso fiz um post mais detalhado sobre esse assunto com todos os detalhes que quem quer ver neve precisa saber (clique aqui para ler). Pra não repetir tudo aqui, vou resumir o principal. 

  • Nova York tem poucos dias de neve por ano (cerca de 11 ou 12), e nem todos eles cobrem a cidade de branco. Ou seja, você nunca consegue garantir que vai ver neve na sua viagem, então melhor não ir com essa expectativa. O máximo que dá pra fazer, é marcar a viagem pros períodos com mais chance de neve e torcer.
  • A neve pode dar as caras de Novembro a Abril, mas é mais comum de Dezembro a Março. Janeiro, Fevereiro e Março são historicamente os meses com mais neve. Pode até acontecer de nevar fora dessa época (como aconteceu em Maio desse ano em alguns pontos da cidade), mas é SUPER raro. 
  • Pode parecer óbvio, mas enquanto a neve é só uma possibilidade durante essa temporada, o frio é uma certeza. Se o seu desejo é viajar nessa época, venha preparado. 
O que esperar da quantidade de neve e dos dias com neve em cada mês

O gráfico acima mostra as duas variáveis de neve: quando neva (quantos dias por mês) e quanto neva (quantidade em mm no chão) reforçando tudo isso que eu já falei, mas vale lembrar que esta é só uma média e existe uma variação significativa de um ano pra outro então de novo: não dá nunca pra ter certeza de nada.

Importante ir preparado pra encarar o frio, mesmo sem neve!

Como saber como será a temperatura na minha viagem?

A análise do clima durante a sua viagem tem dois momentos: 

  • o do planejamento, em que você vai ter uma idéia vaga do clima, com base em todas essas informações que já estão aí em cima, 
  • e a hora de viajar mesmo, quando você vai encontrar dados bem mais específicos. 

Na fase de planejamento, quando você decide a data da viagem, você vai basicamente escolher se prefere uma época de frio, de calor ou de meia estação, juntando com outros fatores que definem a melhor época pra você. 

Já perto da viagem, antes de fazer sua mala, aí sim vale a pena checar os sites de previsão do tempo para ter uma idéia mais próxima do que você deve encontrar e preparar sua mala de acordo. Alguns sites legais pra  você consultar são:

  • Weather.com: provavelmente uma das maiores referências do assunto hoje em dia
  • Accuweather: eu gosto desse site porque ele tem um radar ótimo de chuvas pra você usar durante a viagem e ter realmente uma idéia de quando a chuva começa e principalmente quando ela termina. Bom pra consultar inclusive durante a viagem.
  • Google: sim, Google sempre quebra um galho, né? Se você jogar na busca do Google “Temperatura em Nova York” ele já vai te mostrar como está agora, previsão para as próximas horas e para os próximos dias, além de mostrar também informações sobre chuvas e ventos. Se você procurar “Temperatura Nova York em Janeiro” por exemplo, também já encontra as médias, possibilidade de ver os gráficos e as informações pros outros meses. Sempre facilitando nossa vida! <3 

Verifique a chance de chuva e as temperaturas esperadas cada dia, antes de decidir o que vai vestir. Eu também gosto de checar o que é esperado para os dois próximos dias (mesmo sabendo que a previsão vai mudando), para já ir pensando se vou querer fazer alguma mudança na minha programação caso aquela previsão se concretize. Assim já fico com o meu plano B prontinho como carta na manga. 😉

Analise o clima e a temperatura tanto na hora do planejamento quanto logo antes de viajar, pra fazer uma mala de acordo com o que você vai encontrar
Analise o clima tanto na hora do planejamento quanto logo antes de viajar, pra fazer uma mala de acordo com o que você vai encontrar

Resumindo: você só vai saber MESMO como vai ser a temperatura na sua viagem, quando ela estiver chegando. Agora, o mais recomendado é se planejar considerando o cenário mais provável, de acordo com essas médias. 

O lado bom é que independente do clima, tem sempre muita coisa pra você curtir em Nova York debaixo de sol, de neve ou de chuva! 🙂 É só vir preparado para o clima que você vai enfrentar, e curtir o que ele traz de especial para a cidade.