VPD Nova York
O que fazer

Sleep No More: tudo que você precisa saber (sem spoilers)

O Sleep No More é uma experiência teatral super premiada que acontece em Nova York desde 2011. Fica num espaço enorme e super bem ambientado chamado McKittrick Hotel, no bairro Chelsea.

Já te adianto logo de cara: não vá esperando um musical da Broadway ou uma peça de teatro comum, pois não é nada disso que você vai encontrar, mas te afirmo sem sombra de dúvidas, foi uma das experiências mais legais e diferentes que já vivi até hoje.

Tudo que vou contar ao longo do post será de uma forma a não estragar a surpresa, pois essa é uma experiência muito especial e você merece se surpreender com tudo que acontece ali. Eu jamais estragaria isso pra você! 😉

Personagem sentada e espectadores mascarados olhando durante o espetáculo
Foto: @sleepnomorenyc no Instagram

Apesar disso, senti que ter lido pelo menos algumas informações sobre o assunto poderia ter me ajudado a ter uma experiência melhor, por isso quis dividir aqui algumas dicas básicas para te preparar para a peça e te explicar um pouquinho do que esperar.

O que é o Sleep No More?

Nessa experiência, os espectadores andam livremente pelos cinco andares do hotel, cada um no seu ritmo, enquanto a peça acontece de uma forma dinâmica e com pouquíssimos diálogos. Além disso, todo o público usa máscaras iguais, enquanto apenas os atores estão desmascarados.

Tentei pensar em algo que pudesse se comparar ao Sleep No More para explicar melhor o que é essa experiência, mas não encontrei nada. Ele é realmente incomparável e cada espectador vai ter uma experiência única.

Diria que o Sleep No More é basicamente uma peça de teatro imersiva, no sentido mais literal que uma peça pode ser. Você vive a história, DENTRO do ambiente em que ela acontece e lado a lado com os atores, bem diferente do formato tradicional de palco e platéia.

Tudo ali é feito para te dar justamente a sensação de entrar de cabeça na história, não só os cenários impecáveis, como a música e os sons, a temperatura de cada ambiente, tudo perfeitamente sincronizado. Todos os objetos podem ser tocados e remexidos, todos os papéis podem ser lidos. Daria pra ficar uns bons dias ali e ainda assim, não dar tempo de explorar tudo.

Eu me senti como em um museu, mas um museu em que eu podia mexer em tudo, sentar em todos os lugares, deitar nos sofás, sentar nas cadeiras, abrir e fechar portas, janelas, armários. Aliás, poder sentar é ótimo para descansar um pouco durante as 3 horas de peça, hehe.

Foto da ambientação do teatro imersivo, cheia de detalhes
Foto: @sleepnomorenyc no Instagram

Ah, e prometo que essa é uma experiência que não dá medo. Eu sou muito medrosa, muito mesmo, e uma hora me vi sozinha em um local enorme e me deu um arrepio na espinha, mas passou rápido. Não cheguei a ficar assustada nem nada do gênero, essa experiência não tem nada a ver com sentir medo, fique tranquilo.

Apesar disso, o Sleep No More é uma peça para maiores de 18 anos, e contém cenas de violência, de nudez e de grande interação corporal. 

Apesar de ser uma experiência imersiva, ela é pouco interativa. Você interage muito com o cenário, mas a interação entre os espectadores é totalmente desaconselhada. Além disso, você não pode interagir com os atores, ao menos que eles interajam com você, como vou explicar com mais detalhes em breve.  

Desde a época da minha visita, tentei descobrir o motivo exato das máscaras, do porquê de apenas o público estar mascarado. Apesar de ter visto muitas teses, a que achei que faz mais sentido é que uma vez que o público está mascarado, os atores não são influenciados pelas expressões dos espectadores. Achei que faz sentido.

A experiência do Sleep No More (sem spoilers)

Chegando ao McKittrick Hotel, seu nome estará na lista e você será redirecionado para a chapelaria, onde é obrigatório deixar seus pertences. Na sequência, você fará o check-in no hotel, que é basicamente confirmar sua identidade (leve o passaporte!) e receber uma carta de baralho.

Foto de uma mão segurando as cartas de baralho que mostram o número do seu grupo para a entrada na experiência imersiva Sleep No More
Cartas com o número do seu grupo de entrada na peça.

Na ocasião da minha ida ao Sleep No More estávamos em três pessoas, sendo que dois receberam cartas com o mesmo número e um com outro número, no caso, eu. O funcionário nos explicou que devíamos aguardar no bar e que os grupos seriam chamados por número. 

O tal bar, chamado Manderley Bar, é cheio de estilo, com pessoas bem vestidas e com roupas no estilo anos 30, e me bateu uma dúvida se eram apenas participantes chiques (vai saber, Nova York tem gente excêntrica né?) ou atores. Foi só quando um deles subiu no palco e começou a cantar e dançar, que então entendi que eram de fato atores e faziam parte do teatro.

O tempo no bar foi em torno de 15 minutos, mas quando chegamos, já estavam chamando alguns grupos pelos números das cartas. Não pedi nada porque tava super ansiosa, mas você pode tomar um drink ou uma água ali.

Quando seu grupo for chamado, vocês vão formar uma fila as pessoas vão passando para outro ambiente. Ali você já começa a ser imerso na experiência, e é nesse momento que você ganha sua máscara (é sua, pra levar pra casa!), e é aqui também que as “dispersões” começam, então mesmo as pessoas que tiveram o mesmo número na carta podem já ser separadas de formas inusitadas. 

Pra mim, a ficha do quão louca é essa experiência só caiu quando me vi num elevador em movimento, com umas 30 pessoas usando a mesma máscara, e pensei, onde fui me meter? Se tem uma cena que marcou a experiência do Sleep No More pra mim, foi sem dúvidas essa!

Se você quer ter uma idéia do que estou falando, a máscara é esta aqui embaixo, ela não é assustadora, mas imagina um elevador cheio de pessoas usando-as e mexendo a cabeça? Pois é!

Máscara usada pelos espectadores na experiência imersiva Sleep No More
A máscara que o público usa no espetáculo.

Bom, vou parar por aqui para não dar spoilers, como prometido, hehe.

São basicamente duas atividades que você pode fazer lá dentro:

  • Seguir os atores, pois são eles que estão vivendo a história contada pela peça, que é dinâmica e vai acontecendo entre os andares e cenários;
  • Explorar o cenário, já que o espaço é como um museu, onde você pode mexer em absolutamente tudo.

Uma hora me cansei de seguir a história e saí explorando andar por andar. Você tem em torno de 3 horas lá dentro, então dá para fazer um pouco de cada coisa, ou só o que você achar mais interessante

O Sleep No More acontece entre os 5 andares do hotel, não tem certo ou errado, você pode começar por onde quiser, mas tendo ido, recomendaria começar de cima para baixo. Não foi o que eu fiz, mas avaliando depois que saí da peça, entendi que eu teria aproveitado melhor assim.

Um amigo que não estava com a gente, mas já tinha ido ao Sleep No More em outra oportunidade já tinha comentado comigo que alguns personagens “puxam” você pela mão e vocês vivem uma cena particular, e isso aconteceu com ele. Vi muitas pessoas sendo “puxadas”, levadas para outras salas ou espaços, mas não aconteceu comigo. Em algumas ocasiões, os personagens te dão uma tarefa, e você segue com ele para completá-la, vi acontecer com algumas pessoas mas também não fui “escolhida”. 

Foto dos personagens atuando na peça enquanto espectadores observam
Foto: @sleepnomorenyc no Instagram

Para a saída, combinamos de nos encontrar no bar por volta de 21h45, mas cheguei às 21h30 pois estava exausta e meus amigos já estavam ali me esperando, também cansados e com fome. Eu me perdi no final e não lembrava como chegar no bar, então perguntei para um dos funcionários que me apontou a saída. Tudo é bem sinalizado, com placas discretas, inclusive sinalizando o que fica em cada andar, eu é que sou um pouco perdida mesmo.

O tempo passa de uma forma diferente lá dentro, a impressão foi de que passei 6 horas percorrendo tudo, mas foram menos de 3 horas. Esqueci do mundo lá fora e tudo pareceu mais devagar, o que considero parte da imersão que eles querem nos proporcionar.

Não tenho como afirmar que entendi toda a história, porque estaria mentindo, mas isso não fez a experiência ser melhor ou pior, porque o que o Sleep No More é de fato é uma experiência. Claro, pode ter gente que vai e entende tudo que está se passando ali, mas eu não entendi tudo e mesmo assim fui muito feliz com a experiência.

A única foto que tirei lá dentro foi antes de ir embora, da máscara na mesa do bar. E claro, quando cheguei no hotel, quis tirar uma foto minha usando a máscara, né? Hoje ela é um enfeite muito legal e único que fica na minha casa, uma lembrança mega especial de uma experiência incrível.

Foto da Bia na janela do hotel usando a máscara da experiência imersiva Sleep No More
Posando com minha máscara!

Dicas para a ida ao Sleep No More

Como já adiantei aí em cima, optei por ir ao Sleep No More sem saber nada a respeito, a não ser o que meus amigos tinham me contado tempos atrás. Eu não gosto de spoilers e nem de estragar surpresas, mas sinto que eu poderia ter aproveitado mais da experiência se não tivesse sido tão radical quanto a pesquisar sobre o assunto. 

Para quem não quiser chegar tão cru como eu cheguei, reuni algumas dicas rápidas e básicas, mas que não estragam a experiência, ok?

Qual é a história?

A primeira e mais importante dica: o Sleep No More conta a tragédia Macbeth, de William Shakespeare, e uma lidinha na sinopse da história, caso você não conheça, vai ser de grande ajuda no desenrolar da peça. Eu gostaria de ter feito isso.

Vá preparado!

Outra dica é ir com um sapato confortável, pois você vai andar bastante, vai trocar de ambiente, subir e descer escadas, e em determinados casos, pode até correr.

Aliás, use também roupas confortáveis e não muito quentes, pelos mesmos motivos que falei dos sapatos: você vai andar de um lado pro outro. Se possível, vá de relógio, assim você não precisa checar o horário no celular e não corre o risco de ser repreendido pelos funcionários.

Você é obrigado a guardar bolsas e mochilas na chapelaria, e ela é paga (U$4), o que é meio injusto, né? Além disso, é altamente aconselhável que você deixe seu celular no closet, pois é proibido usá-lo lá dentro. Na minha visita, eu estava com um casaco de frio pesado e o próprio funcionário me alertou a deixá-lo guardado, porque eu não sentiria frio durante a experiência e não podia ficar carregando o casaco, teria que voltar pra chapelaria para guardar. Aceitei a dica e deu certo, realmente teria sido um erro ficar de casaco, porque tudo é muito dinâmico!

Como achar seus amigos

A amiga que me acompanhou já tinha ido ao Sleep No More em outra ocasião, mas para mim e para o marido dela a experiência era novidade, então além da dica do sapato confortável, ela nos deu outra dica de ouro: caso você vá acompanhado, memorize o sapato do seu acompanhante. Se por acaso precisar encontrá-lo em algum momento, ou se quiser dar uma olhada em como ele está agindo lá dentro, hehe, a única forma de reconhecer outras pessoas é pelos sapatos. Além de pouca luz, lembre-se que todos estão mascarados.

A tal da máscara

Não é permitido tirar a máscara em nenhum momento, faz parte da experiência e os funcionários vão te repreender se você tirar. Vi algumas pessoas usando os óculos de grau por cima da máscara, mas deve ser bem incômodo ficar de máscara e óculos, né? Se tiver a opção de ir de lente, vá! A máscara tem uma cordinha atrás pra regular o tamanho, então não fica caindo nem nada. Mais pro final do Sleep No More eu comecei a ficar incomodada com ela, mas só no fim mesmo e deu pra segurar a onda.

Tempo de duração

A experiência toda leva cerca de 3 horas, contando desde a hora que você entra no McKittrick Hotel até a hora que os funcionários vão “fechando” os ambientes e todos precisam sair. No entanto, você não precisa passar as 3 horas lá, pode sair a qualquer momento e, desde que você não saia da área do bar, pode retornar para a experiência se quiser. Se por acaso depois de 1 hora de Sleep No More você perceber que não curtiu e quiser ir embora do local, sem problemas, basta procurar as placas de saída ou qualquer funcionário para te orientar. As saídas dão sempre no bar, o mesmo em que você espera para entrar!

Experiência imersiva individual

Não tente ficar junto das pessoas, essa é uma experiência imersiva pra se viver sozinho. “Ai Bia, mas eu faço tudo com meu namorado, somos grudados!“. Sinto muito, lá não vai dar pra ficar grudado, mesmo porque se vocês não se separarem, o elenco vai dar um jeito de fazer isso, acredite, eu mesma fui separada do meu grupo meio que de surpresa, e nem estávamos conversando. Se você quis ir a essa experiência, entre no jogo, faça valer a noite, o momento e seus dólares.

O mesmo vale para usar celular, tentar tirar fotos, conversar, tudo isso é proibido e informado para você antes do começo da peça, não seja o chato e que vai querer transgredir as regras, pois você atrapalha a experiência de quem está ali para realmente curtir. 

Outras dicas

Além dessas, algumas dicas mais gerais que podem te ajudar na sua ida ao Sleep No More: 

  • Se você não tem domínio de inglês, não se preocupe, não vai estragar a experiência e durante o espetáculo a fala é quase inexistente.
  • O espetáculo comporta uma quantidade limitada de pessoas por noite, então não deixe para comprar os ingressos de última hora. 
  • Chegue com uns 15 minutos de antecedência, pois chegamos às 19h, horário marcado pro nosso check-in, e já tinha ali uma fila considerável. 
  • Planeje antes como você vai chegar ao local, e lembre-se que Nova York é uma cidade grande, com trânsito e com um metrô que pode ser traiçoeiro para quem não dá uma estudadinha no funcionamento. 
  • Se estiver em grupo, combine um horário para se encontrar no bar ao final do espetáculo, assim ninguém fica perdido. Como eu disse, todos os caminhos levam ao bar ao final da peça.
  • Lá dentro tem banheiros, e se você precisar usar e não encontrar, pergunte aos funcionários que estarão por todos os cantos, vestidos de preto e mascarados (com máscara também preta) e eles apontarão o caminho. Se se sentir mal, quiser desistir, ou tiver qualquer problema, eles são as pessoas que podem te ajudar.
Foto dos personagem e espectador muito próximos na peça imersiva
Foto: @sleepnomorenyc no Instagram

Como comprar seu ingresso

Os ingressos são vendidos antecipadamente no site oficial, com data e horário marcados, sendo que os horários são divididos por “lotes” de 15 em 15 minutos, na maior parte dos dias entre as 19h00 e as 20h00, assim não fica um acúmulo de gente no pré-show na mesma hora e todos conseguem ter uma experiência legal.

Não deixe para a última hora a compra dos ingressos, pois eles esgotam com certa antecedência, principalmente em épocas de alta temporada.

Entrando no site, ao clicar em “Book Now” você verá as datas e horários disponíveis para o espetáculo, e deverá escolher um dos horários de entrada. Minha dica seria comprar pro primeiro horário disponível, assim você tem mais tempo lá dentro e mais tempo para explorar tudo.

O preço do ingresso básico (standart), apenas para o espetáculo, é de US$119, mas há pacotes com bebida e comida incluídos por até US$300. Você escolhe o tipo de ingresso que quer comprar e é redirecionado para a página da OvationTix, empresa responsável pela venda dos ingressos do Sleep No More.

Ali você vai preencher seus dados pessoais, dados do seu cartão de crédito e concluir a compra. Lembrando que é um site americano, então irá incidir o IOF de 6,38% do valor, ok?

Depois da compra, você vai receber um e-mail de confirmação e nada mais, não há um ingresso a ser apresentado ou impresso, seu nome estará na lista de entrada e você fará check-in, afinal, é um hotel 😉

Vale a pena?

Valer a pena é algo bem singular, o que vale para mim pode não valer pra você, depende muito do seu perfil e do tipo de experiência que você quer incluir na sua viagem. Essa é sem dúvidas uma experiência muito diferente, que foge do óbvio e que não vai agradar a todos. Caso você escolha ir ao Sleep No More, vá de mente aberta e entre de cabeça na imersão.

Pra mim valeu muito a pena, superou minhas expectativas, foi uma experiência incrível, bem diferente de tudo que já vivi e que vou guardar na memória como uma noite super especial e única.

Eu não sou fã de interações, principalmente com desconhecidos, então estava bastante apreensiva com o Sleep No More. A verdade é que ali você é quem faz sua noite, sua experiência, seu momento, é você que tem as rédeas do que quer ver e não é exigido que você interaja de fato com ninguém. A peça interage com você, mas de uma forma única, e não de uma forma interpessoal.

Essa foi a minha experiência no Sleep No More, mas não existem experiências iguais, cada um vai viver momentos diferentes e ter uma visão diferente. Se você for em grupo, vai perceber que na saída, cada um vai contar a própria versão do espetáculo, muitas coisas que meus amigos viram, eu não vi, enquanto vi coisas que eles não viram.

Vai ser diferente pra cada um! Amigos que já foram mais de uma vez ao espetáculo contam que viveram experiências bem diferentes em cada ida, então curta do seu jeito e como achar que vai ser mais interessante pra você. Depois não deixe de me contar o que achou! 🙂

Sleep No More
Pra quem é indicado: maiores de 18 anos
Como encaixar na programação: programas mais leves durante o dia, permitindo uma passada no hotel antes do evento.
Local: The McKittrick Hotel, 530 W 27th St, New York, NY
Horários: Segundas, Quartas, Quintas, Sextas ás 19 hrs e Sábados ás 17 e 21 hrs
Preço: entre $119 e $300 dólares no site oficial
Avaliação VPD: