VPD Nova York
Preparativos

Verdades e Mitos de Nova York: dúvidas comuns sobre a cidade

Lá no nosso canal no YouTube, de vez em quando eu faço uns vídeos chamados “Verdade ou Mito?” em que (como o nome diz) tento esclarecer de vez o que é verdade e o que é mito dentro de um determinado assunto. Sim, porquê todo mundo já ouviu uma lenda ou um boato que não sabe bem se é verdade ou não, né? Pois bem, o assunto do Verdade e Mito de hoje lá no canal é justamente Nova York!

Há alguns dias, perguntei pro pessoal que segue a gente lá no Instagram, que dúvidas vocês queriam esclarecer se é verdade ou se não passava de mito. Vocês mandaram TANTAS perguntas legais, que acho que ainda vou fazer mais uns dois ou três vídeos desse estilo só pra responder as principais.

Pra começar, separei as perguntas que mais apareceram. Você pode ver as respostas dando play aí no vídeo, mas se preferir ler, está tudo explicadinho aí embaixo também. 😉

Verdades e Mitos de Nova York

AirBnB é proibido em Nova York?

Mito, mas com um fundinho de verdade. Ou verdade com um fundinho de mito. 😉

Airbnb é permitido em Nova York, mas com regras muito específicas. É proibido alugar um apartamento inteiro (ou casa também) por menos de 30 dias na cidade. Você pode alugar um quarto pelo Airbnb em uma casa em que o anfitrião esteja presente também, mas não o apartamento todo só pra você.

Veja que isso não significa que você não vá encontrar apartamentos inteiros para alugar, tá? Não é permitido, mas ainda assim muita gente aluga. Se você quiser alugar, tudo bem, mas é importante você saber que existe uma lei contra isso e que existe um risco de despejo caso você seja denunciado. A gente já falou um pouco mais sobre prós e contras dos diferentes tipos de hospedagem aqui.

Tem muito rato na cidade?

Queria muito dizer que é mito, mas infelizmente é verdade (assim como em qualquer cidade grande). Ainda assim, não acho que ninguém precisa ficar preocupado com isso. Eu, que sou uma pessoa que dá chilique até com mariposa, tenho PAVOR de rato e vivo bem em Nova York apesar deles.

Pode ser que você veja um rato, mas normalmente é mais de longe. No frio, você vê uns ratinhos as vezes no vão do metrô de vez em quando, mas não é como se você fosse se meter no meio dos trilhos, né? No calor sim que é mais problemático e você pode ver rato no meio do parque ou no meio de qualquer gramadinho. Eu já vi algumas vezes nos playgrounds do Central Park por exemplo. Mas é uma coisa esporádica, tá? Não precisa ficar achando que vai ver rato como se fosse pomba ou cachorro.

Eu diria que eu vi no parque umas 5 vezes, e nos meses quentes eu vou todos os dias no playgroud com a Julia, então não é um número absurdo de vezes, né?

Não vale a pena ir com criança pra Nova York?

MITO! Nova York é uma cidade incrível pra crianças. A minha filha tem 3 anos e é apaixonada por Nova York. Tem muita coisa muito legal para todas as idades.

É lógico que você vai precisar fazer algumas adaptações no roteiro pra incluir uma ou outra programação que talvez você não iria só em adultos. Vai ter também algumas atividades que vão ser riscadas do roteiro por não aceitarem crianças, mas gente, viajar com criança pra QUALQUER lugar é assim. Até em Orlando é assim!

Isso não quer dizer que não vale a pena viajar com criança pra Nova York. Vale a pena sim e todo muito aproveita BASTANTE.

É verdade que os novaiorquinos não tem paciência com os turistas e são mal educados?

Mito! Os pessoal em Nova York só não gosta mesmo quando um turista pára o fluxo de pessoas na rua ou numa escada do metrô, para se encontrar ou checar o celular. Se você quiser checar um caminho e parar por qualquer motivo, vá pro cantinho da rua e deixe as outras pessoas passarem.

Os novaiorquinos são sim educados e em sua maioria, até que bem dispostos com os turistas.

É uma viagem muito cara que só dá pra fazer se tiver um orçamento muito grande?

Mito! Nova York pode render viagens caríssimas se você quiser, mas tem muita coisa pra fazer de graça ou bem baratinha. Muita gente assusta com os preços dos hotéis quando começa a pensar em ir pra Nova York, mas este é de longe o maior gasto da viagem. Resolvido isso, você acha muita coisa pra fazer e muitos lugares pra comer mesmo com orçamento apertado.

Essas foram as primeiras dúvidas que escolhi pra responder aqui, mas se você tiver alguma dúvida ou se já tiver ouvido algum boato sobre Nova York que não sabe se é verdade ou não, comenta aqui ou me conta lá no Instagram que a gente esclarece isso de vez também, tá? 🙂